Descripción de la Exposición
ARNALDO ANTUNES + FERNANDO LASZLO
SEMPRESSA
Poesia de Fachada | curadoria: Tadeu Jungle
Em cartaz de 15 de agosto a 12 de setembro de 2020
“SEMPRESSA” (2002) é um poema visual de autoria de Arnaldo Antunes e Fernando Laszlo. Foi exposto pela primeira vez na emblemática exposição “Luzescrita” (2017), com curadoria de Daniel Rangel no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo. O trabalho é todo analógico: a partir de uma placa de policarbonato recortada, a iluminação projetou as palavras em uma quina de parede branca; o negativo foi escaneado e a imagem, invertida.
O trabalho vem agora para a Zipper, no programa “Poesia de Fachada”, curado por Tadeu Jungle. Este projeto tem o objetivo de exibir obras de poetas visuais brasileiros em grande formato (3 x 3 metros), na parte externa da galeria. A ideia é que, a cada nova exposição no interior da Zipper, se inaugure um novo poema na fachada, juntamente com uma tiragem de dez cópias em papel, no formato 40 x 40 cm.
Como manifestação poética, a poesia visual já nasce com a vocação se ser vista, em paralelo com sua ansiedade em ser verbalizada: “Esta filha da Poesia Concreta saiu dos livros e revistas para ocupar paredes, muros, empenas de prédios e outros suportes tradicionalmente utilizados pelas artes visuais. Vídeo, raio laser, mármore e néon já foram utilizados para dar suporte a esta narrativa que tem o seu perímetro de atuação cada dia mais ampliado”, reflete o curador.
“SEMPRESSA” fica em cartaz de 15 de agosto a 12 de setembro de 2020.
Sobre os artistas
ARNALDO ANTUNES, 1960, é músico, poeta e artista visual. Integrou os grupos Titãs e Tribalistas. Em carreira solo desde 1992, já lançou 19 álbuns. Tem vários livros publicados no Brasil e em Portugal, Espanha, Argentina e Uruguai. Participou de mostras de poesia visual e realizou exposições individuais, entre elas “Palavra em Movimento”, que reuniu 30 anos de sua produção gráfica.
FERNANDO LASZLO, 1964, é um fotógrafo brasileiro, que atua no mercado desde 1991. Residiu três anos em Nova Iorque. Em 2002, expôs na Henry Urbach Architecture Gallery. Participou de diversas exposições coletivas e sendo sua última individual, “Planetários”, na Galeria Millan, em 2019.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España