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Sem Pressa de Chegar

Exposición / Galeria Boavista / Rua da Boavista, 47-50 / Lisboa, Portugal
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Cuándo:
10 may de 2019 - 25 ago de 2019

Inauguración:
09 may de 2019 / 18:00

Comisariada por:
Pedro Faro, Sara Antónia Matos

Organizada por:
Galerias Municipais - Cámara Municipal de Lisboa - EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural

Artistas participantes:
Sara Chang Yan

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Etiquetas
Arte contemporáneo  Arte contemporáneo en Lisboa  Instalación  Instalación en Lisboa  Papel  Papel en Lisboa  Video  Video en Lisboa 

       


Descripción de la Exposición

As Galerias Municipais apresentam “Sem pressa de chegar”, exposição individual de Sara Chang Yan, com curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro, na Galeria da Boavista. O título “Sem pressa de chegar” é uma frase retirada de um trabalho de som que Sara Chang Yan apresenta nesta exposição e serve como mote para pensar a forma como a artista tem trabalhado o espaço e o tempo do desenho nas práticas artísticas contemporâneas. O seu trabalho põe em relevo a disponibilidade para fazer e ver o que cada traço, incisão, marca, reflexo, pode conter. Daí poder-se dizer que o seu trabalho e modus operandi envolvem um modo de desaceleração em relação à realidade. Sem pressa de chegar a nada definitivo? Trabalhando o desenho em diferentes suportes – papel, vídeo, som, sobre a parede, no espaço e através dele, muitas vezes adquirindo a forma de instalações – a artista explora modalidades de registo e de presença de aspectos muito subtis como a luz, a sombra, a transparência ou a opacidade, a intensidade das coisas e não tanto as coisas em si. Poderão as suas obras ser pensadas como equações energéticas do espaço? Podemos dizer que Sara Chang Yan desenha mais o espaço do que os objectos. Segundo a artista: “Quando olho para o mundo, acho que não chega, tem que haver mais do que isto. Interessa-me um gesto que é qualitativo.” As obras propõem assim capturar a qualidade interna que as move, que as faz viver. “Parece-me que a vida acontece em estados que não são visíveis nem materiais”. A artista interroga sobre como o estado interno de cada um pode mudar a realidade. Com uma preocupação ontológica, os seus desenhos procuram entender ou dar forma ao complexo estrutura-movimento-vibração, muitas vezes invisível, equacionando estados e termos como: intuição, intenção, vazio, consciência, evidência, ser. Cada obra de Sara Chang Yan forma-se a partir do que fica entre o visível e invisível, o material e o imaterial, o tangível e o infinito. Cada desenho gera evidências e momentos de consciência não tanto sobre a figura de objectos ou sobre a sua representação mas sobre as suas qualidades, propriedades internas, movimentos e vibrações que antecedem a forma. Será que o assunto que lhe interessa é anterior ao pensamento? No desenho de Sara Chang Yan surgiram, a partir de certa altura, uma diversidade de gestos sobre o papel: cortes, relevos, camadas densas e translucidas. O desenho saiu da folha de papel, da parede e colocou-se no espaço – como que adquirindo a qualidade de uma equação energética, assim testando a resistência do espectador face à sua quase imaterialidade – ao seu quase nada, quase inexistência – e ao abrandamento que o desenho impõe. Biografia Sara Chang Yan (Lisboa, 1982) vive e trabalha em Lisboa e no Pico. Licenciou-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2006) e no Ar.Co realizou o Curso Regular de Desenho (2010), o Curso Avançado em Artes Plásticas (2013), no âmbito do qual recebeu a bolsa de estudo da Fundação Carmona e Costa (2013). Em 2015 foi selecionada para a residência artística da Fundación Botín: “Getting Lost” de Julie Mehretu. No mesmo ano, recebeu o Prémio Artes Visuais para Jovens Criadores da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2016 foi selecionada para o Open Sessions 2016-2017, no The Drawing Center em Nova Iorque. Exposições recentes: Um Plano Tangível e Infinito, Galeria Madragoa, Lisboa, 2018; Campo de Visão, Núcleo de Arte Contemporânea da Câmara Municipal de Lisboa, 2018; Where Do We Stand? Two Years of Drawing Open Sessions, The Drawing Center, New York, 2017; Hibernation Plan, The Drawing Center, 2016; Escuto o silêncio, fala inteiro e com precisão, Madragoa, Lisbon, 2016. Visita Guiada Visitas Mediadas Gratuitas Abordagens e Processos na Arte Contemporânea Escolas – Ensino Secundário e Superior – Atividade adaptável aos 1º, 2º e 3º ciclo de terça a sexta-feira Marcação Prévia: servicoeducativo@galeriasmunicipais.pt


Entrada actualizada el el 06 may de 2019

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