Descripción de la Exposición
Na exposição Segunda Natureza, o artista Christus Nóbrega faz um recorte de suas pesquisas artísticas reunindo obras que possibilitam refletir sobre a história decorrente de nós mesmos, a partir do questionamento daquilo que nos propomos a criar como legado. Os trabalhos foram produzidos entre 2012 e 2016 e abarcam a investigação da imagem na interface com outros campos disciplinares, como a botânica, medicina e tecnologia.
Cada uma das séries aqui apresentadas partiu de pressupostos específicos de investigação. Tratam da arqueologia das memórias familiares, do percurso da viagem como método artístico, do livro como metáfora de proteção e refúgio para o próprio conhecimento e da potência de parcerias coletivas disciplinares de caráter tecno-biológico. É o caso de Sudário (2013), no qual o artista desenvolveu com uma equipe de médicos e químicos um cartucho de impressão jato de tinta com seu próprio sangue para imprimir plantas de simbologia ritual de proteção, problematizando relações de poder do Estado sobre o corpo.
Fotografia, vídeo, arte tecnológica e instalações estão entre as possibilidades da produção artística de Christus Nóbrega. Nesta exposição, os trabalhos parecem condensar uma tensão sobre a condição humana constituída historicamente. Isto porque é preciso ressaltar que o conceito de segunda natureza reflete acerca de uma natureza preponderantemente histórica colocada pelo sujeito humano consciente de si, ou seja, livre.
A noção parte do debate entre o estado de natureza e o de espírito humano. De um lado temos uma condição que se manifesta no espaço físico, num curso repetitivo e determinado, sem possibilidade de mudança, e no qual prevalece a necessidade diária, ou seja, de primeira natureza. Como colocado pela filosofia hegeliana, há uma outra circunstância de segunda natureza que diz respeito a tudo aquilo que o espírito objetivo, enquanto ser humano, coloca por meio de sua própria criação. Desta maneira, podemos aqui refletir sobre os fatos que se fundam no curso do tempo, e acerca da arte como história e, historicamente reconhecida, trata-se por sua vez da realização da liberdade no mundo.
Exposición. 05 abr de 2018 - 05 may de 2018 / Galeria Murilo Castro [ESPACIO CERRADO] / Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España