Descripción de la Exposición
Com a exposição coletiva Segunda Natureza o MAAT inicia um ciclo de olhares sobre a coleção da Fundação EDP.
A exposição apresenta cerca de cinquenta obras realizadas por vinte e seis artistas, que datam desde os anos de 1970 até ao presente. Através deste panorama, que abrange cerca de meio século de produção artística, infere-se uma diversidade de formulações, transformações e questionamentos quanto à ideia da natureza e da nossa relação com a mesma. O tema geral da exposição foi equacionado à luz dos debates atuais em torno do Antropoceno e das discussões sobre o impacto da ação humana sobre o ambiente.
Organiza-se pela deteção de afinidades entre as obras. Salientam-se alguns dos múltiplos pontos de contacto e alguns dos artistas cujas obras estabelecem essas ligações: a inscrição do corpo no contexto natural, através da experiência e do registo da mesma (Alberto Carneiro, Pedro Vaz); o jardim como dispositivo crítico, onde se veiculam e questionam códigos culturais e se inscrevem experiências pessoais e coletivas (Vasco Araújo, Gabriela Albergaria); a tensão entre a esfera natural e tecnológica (Alexandre Estrela), e os impactos da última na primeira, num cenário ficcionado (Miguel Soares); o tratamento isolado de elementos concretos como objeto de atenção do artista (Luísa Correia Pereira, Fernando Calhau, Mariana Marote); as fronteiras entre perceção, representação e abstração na ideação da paisagem (João Queiroz, Cruz-Filipe); entre outros.
Além de várias obras raramente expostas ao público (Manuel Baptista, Michael Biberstein, Fernando Calhau, Luísa Correia Pereira, Noronha da Costa, João Queiroz), a exposição apresenta uma série de aquisições recentes centrais ao tema (Gabriela Albergaria, Alberto Carneiro, Alexandre Estrela, João Grama, Mariana Marote, Miguel Soares e Pedro Vaz).
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España