Descripción de la Exposición
Second Chance é o título da nova exposição de João Figueiredo, uma mostra composta por 35 trabalhos em pintura, uma instalação e um vídeo, que corporiza o processo e percurso criativo do artista plástico nos últimos 16 anos, de reinterpretação de obras clássicas, em particular o retrato. A mostra estará patente no Galeria Espaço Arte Livre, em Lisboa, de 18 a 23 de dezembro de 2016 e de 03 a 15 janeiro de 2017.
Pensamentos, perceções e emoções são conceitos sempre presentes na obra de João Figueiredo. Sob uma pluralidade de técnicas, formatos e linguagens, os seus trabalhos, em particular o retrato, provocam distintas leituras e diálogos, numa conversa constante entre o visitante e a obra.
As obras reunidas em Second Chance convidam uma vez mais a essa conversa. Através de uma aparentemente convencional galeria de retratos, o público ocupa o lugar de voyeur e é desafiado a conhecer as personagens da imaginação do artista.
Construídas a partir da profundidade obscura do preto, em técnica mista sobre impressão Lambda em alumínio, as figuras masculinas e femininas de João Figueiredo, afirmam-se como seres únicos em função dos seus caprichos e o olhar é o ponto inicial a partir do qual se pode, ou não, interagir com elas e construir histórias. Como numa conspiração palaciana, a narrativa desenvolve-se em vários sentidos. Alguns olhares provocam, outros afirmam, outros ainda questionam, mas todos desejam. Existem jogos de poder, desejos proibidos, amores não correspondidos. É no fundo o retrato da enleada rede de desejos nem sempre compatíveis que caracterizam a natureza humana.
Second Chance é uma viagem ao interior do visitante e ao reencontro de perguntas que foram ficando sem resposta. Porque, como afirma o artista, “a resposta é importante, mas a questão é-o muito mais. Implica curiosidade, o que é um ato de inteligência”.
Biografia
João Figueiredo nasceu a 11 de agosto de 1970, em Lisboa. O seu percurso académico incluiu vários anos dedicados ao estudo de História de Arte, frequência do curso de desenho e artes plásticas no AR.CO. e uma licenciatura em Design em 1993, pelo IADE. Em 2000 surgem os seus primeiros trabalhos de pintura com naturezas mortas na exposição “Mortas por Natureza” e um ano depois com “Frutos Proibidos” em parceria com Jacinto Luis. A mostra “Lilliput Chamber” assinala o fim da fase das naturezas mortas e o início de um novo ciclo com projetos de reinterpretação de obras clássicas, com o apoio exclusivo da Swarovski. Destacam-se as mostras “Retratos da memória” no Grémio literário, em Lisboa, e “Renascimento do retrato” na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença.
Internacionalmente participou na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença e na Glasgow Art Fair. No final de 2006 apresentou em Londres “Less is more” na Zizi Gallery e, um ano depois, no Porto, “D-TALES”, o seu primeiro trabalho em fotografia. Em 2008, uma interpretação do retrato da segunda mulher de D. Pedro I do Brasil é oferecida pelo estado português aos Reis da Suécia, por ocasião da sua Visita de Estado a Portugal. Em 2010 expõe em Tóquio “PT-WOMAN-A TRIBUTE”, exposição a homenagear a mulher portuguesa. Um ano depois exibe dois projetos de pintura em Lisboa, designadamente “LOOK INTO ME” e “BROKEN PROMISE”, o primeiro dos quais deu origem a uma coleção de pratos marcadores da porcelana Vista Alegre. Em 2015 apresenta “Contemplation”, uma mostra composta por trabalhos inéditos em pintura, instalação e vídeo. Ainda em 2015 realiza a exposição “WE LOOK ATE THE SAME SKY” em Teerão, a convite da Embaixada Portuguesa no Irão. Já este ano expões, no Convento do Espinheiro, em Évora, a mostra “Cinderela & Guests”.
A sua obra tem sido galardoada com vários prémios e menções honrosas dos quais se destacam: 1º Prémio “ART.COM Cascais 2010”, Câmara Municipal de Cascais; Menção Honrosa “IX Prémio D. Fernando II 2005”, Câmara Municipal de Sintra e “Prémio Nadir Afonso 2004” para a melhor obra de um jovem artista, atribuído por um Júri presidido pelo Art.º Nadir Afonso, Feira de Arte Contemporânea do Estoril, Cascais. Uma das suas obras integra a coleção do MU.SA - Museu das Artes de Sintra.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España