Descripción de la Exposición
A Fundação de Serralves convida para a inauguração da exposição SANAA: SEJIMA + NISHIZAWA, no dia 14 de novembro, às 22:00, na Ala Álvaro Siza. A entrada é gratuita.
Assinalando o primeiro aniversário da Ala Álvaro Siza, inaugurada em 2023, esta segunda exposição no novo espaço de arquitetura traz como protagonista Kazuyo Sejima, convidada inaugural das Siza Talks em 2018. A mostra centra-se em dois projetos marcantes – Inujima e Imabari –, que refletem diferentes abordagens do atelier japonês SANAA e destacam também as práticas individuais dos seus fundadores, Kazuyo Sejima (1956) e Ryue Nishizawa (1966), cuja parceria de 30 anos temos o privilégio de celebrar.
Reconhecido com numerosas distinções, incluindo o Leão de Ouro na 9.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza (2004) ou o incontornável Prémio Pritzker (2010), o atelier SANAA tem sido responsável por projetos como o Museu de Arte Contemporânea do Século XXI em Kanazawa (Japão), o New Museum em Nova Iorque (EUA), o Rolex Learning Center em Lausanne (Suiça), o Museu do Louvre em Lens (França), entre outros projetos internacionais de grande escala e relevo.
A exposição é tão delicada quanto essencial — não uma retrospetiva monográfica, mas sim um regresso ao estudo tipológico enquanto forma de aprendizagem ou ao processo lento e incremental de relação com a humanidade. A investigação é a estrutura subjacente a Inujima e Imabari, casos tão próximos fisicamente quanto diversos a nível político e cultural. Une-os o compromisso inabalável dos seus arquitetos e a paisagem típica de um Japão pós-industrial.
Produzida pela Fundação de Serralves, Museu de Arte Contemporânea, esta exposição de arquitetura – um dos pilares estratégicos da missão de Serralves – é comissariada pelo arquiteto António Choupina e conta com a curadoria e o design expositivo dos arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa.