Descripción de la Exposición
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, apresenta, de 6 de maio a 19 de junho de 2022, a exposição Sala de vídeo: Tamar Guimarães, no 2o subsolo da instituição. Com curadoria de Laura Cosendey, curadora assistente do MASP, a mostra reúne Canoas (2010) e O ensaio (2018), exibidos em diálogo pela primeira vez no Brasil. A exposição se insere na programação da Sala de vídeo do MASP, em que se propõe o aprofundamento em produções audiovisuais no âmbito da produção artística.
Tamar Guimarães (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1967) vive e trabalha entre o Brasil e a Dinamarca. Suas obras dialogam fortemente com a linguagem do cinema, com presença marcante do roteiro e da narrativa, fazendo, por vezes, uso de outras mídias, como projeções de slides, fotografias e objetos variados. Os diálogos de seus trabalhos são transpassados por temas da história e das relações sociais no Brasil, com situações que desnaturalizam o olhar sobre certas narrativas.
A exibição apresenta lado a lado Canoas (2010) e O ensaio (2018), para a curadora Laura Cosendey, “os trabalhos se conectam em termos de metodologia, através do engajamento dos intérpretes e da construção do roteiro, e refletem sobre as transformações no contexto político e social no Brasil na última década”.
Em Canoas, é encenado um coquetel na Casa das Canoas, no Rio de Janeiro – residência projetada por Oscar Niemeyer para si no começo dos anos 1950, considerada um símbolo do modernismo. A narrativa é construída desde o preparo do evento até fragmentos dos diálogos entre os convidados, interpretados por atores e não-atores, incluindo figuras conhecidas da cena artística e intelectual brasileira, como a psicanalista Suely Rolnik. A cena evidencia a distância social entre convidados e funcionários do evento.
O filme O Ensaio apresenta uma diretora que trabalha em uma montagem teatral com base no texto de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, a ser encenada em uma instituição de arte, atravessando relações raciais e de gênero no Brasil, que ecoam o texto original. A obra foi especialmente comissionada para a 33ª Bienal de São Paulo Afinidades afetivas, em 2018, e filmada em seu pavilhão.
SOBRE TAMAR GUIMARÃES
Tamar Guimarães nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, 1967, e vive e trabalha no Brasil e na Dinamarca. Dentre suas exposições individuais, destacam-se: Tandem, Alexander and Bonin, Nova York (2019); La Incorrupta, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid (2016) e Canoas, Pink Summer, Palazzo Ducale, Genova (2014). Suas obras estão em coleções como Tate Modern, Londres; Museo Nacional Reina Sofía, Madri; Guggenheim, Nova York; Guandong Museum, China e Inhotim, Brumadinho, MG.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España