Inicio » Agenda de Arte

Sala de Vídeo: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca

Exposición / Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP / Av. Paulista, 1578 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Ver mapa


Cuándo:
26 ago de 2022 - 13 nov de 2022

Inauguración:
26 ago de 2022

Horario:
Terça grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h); fechado às segundas. Entrada gratuita em todas as primeiras quartas-feiras do mês – um oferecimento B3.

Precio:
BRL 50

Comisariada por:
Guilherme Giufrida

Organizada por:
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP

Artistas participantes:
Bárbara Wagner & Benjamin de Burca

ENLACES OFICIALES
Web  Instagram 

       


Descripción de la Exposición

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Ministério do Turismo apresentam, de 26 de agosto a 13 de novembro de 2022, no 2o subsolo do museu, Sala de vídeo: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, que marca a estreia nacional de Fala da Terra (2022). Com curadoria de Guilherme Giufrida, curador assistente do MASP, o vídeo apresenta o trabalho do Coletivo Banzeiros, grupo de teatro composto por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que vivem e atuam entre as zonas rural e urbana de Marabá e Parauapebas, no sudeste do Pará. A obra integra, desde o dia 30 de junho, a exposição individual dos artistas no New Museum, em Nova York. Trabalhando em parceria há mais de uma década, Bárbara Wagner (Brasília, Brasil, 1980) e Benjamin de Burca (Munique, Alemanha, 1975) vêm produzindo filmes e videoinstalações em diálogo com outros artistas ligados ao som e à cena. A dupla desenvolveu um método de pesquisa a partir da investigação e observação documental, construindo a direção, o roteiro, os figurinos e as trilhas sonoras em colaboração com os protagonistas de cada projeto. A obra Fala da Terra busca entender os processos de construção da cultura e da identidade coletiva no Brasil do campo, onde questões de origem, sobrevivência e produtividade se movimentam em torno da terra. Em referência às proposições radicais dos dramaturgos Augusto Boal (1931-2009) e Bertolt Brecht (1898-1956), os espectadores são envolvidos por um processo de conscientização. Neste novo trabalho, a dupla de artistas revela seu comprometimento na luta que clama por mudanças. Para o curador Guilherme Giufrida, o curta “estabelece a importância da cooperação e da coletividade entre agricultores e atores, no roçado ou no camarim. Os inimigos são representados por arquétipos: o pastor, a governadora, os capangas, o avião e a estátua na loja de departamentos. Nessa alegoria de tipos sociais, estabelece-se o drama da disputa política brasileira atual, como se pudéssemos vê-la inteira ali, encenada”.


Entrada actualizada el el 15 ago de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 nov de 2024 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Darse la mano. Escultura y color en el Siglo de Oro

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Hito Steyerl. Tiempos líquidos, tiempos feudales

Ver cursos propuestos en España