Descripción de la Exposición
De acordo com o projeto curatorial, a exposição parte de um conjunto de obras pictóricas e estudos inéditos que se encontram em depósito no Museu do Neo-Realismo, associados ao vasto espólio artístico, predominantemente documental, sobre a vida e percurso de Rui Filipe e cuja doação ao Museu do Neo-Realismo foi recentemente concretizada pelos herdeiros do artista..
Serão também integradas obras de outras coleções institucionais e privadas, nomeadamente do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado e do Museu Calouste Gulbenkian, bem como de coleções particulares.
A pertinência e importância de constituir o depósito e posteriormente a doação de parte do espólio fundamentou-se, naturalmente, na relevante obra que o artista produziu e que se inscreve no contexto de uma cultura visual neorrealista, à qual acresce uma profunda preocupação humanista do autor que perpassa ao longo de toda a sua produção artística.
É precisamente este o enfoque do projeto, que não se reivindica retrospetivo mas antológico e que pretende resgatar no tempo o percurso de mais de 50 anos de criação artística nas diversas geografias que o pintor percorreu, com fortes reminiscências à terra natal, Moçambique.
A Exposição contará com um conjunto de atividades complementares, entre as quais a publicação de um catálogo, em maio de 2020, no âmbito de um colóquio dedicado ao artista.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España