Descripción de la Formación
No dia 19 de maio, às 18H00, a conversa sobre o trabalho de Rui Chafes, no âmbito da programação Rui Chafes: Palavra, ferro e fogo, terá lugar no Auditório Ilídio Pinho (UCP). Esta conversa contará com o artista e Pedro Mexia, poeta, cronista e crítico. A moderação é de Nuno Camarneiro, professor da Escola das Artes.
Esta iniciativa surge no âmbito da mostra Studentato. Obras da Coleção de Serralves na Academia do Porto, fruto da parceria entre a Fundação de Serralves e a Federação Académica do Porto, que apresenta obras da Coleção de Serralves em diferentes instituições de ensino da cidade. Na Universidade Católica Portuguesa no Porto, são apresentadas duas esculturas de Rui Chafes que compõem a obra Secreta Soberania: duas estruturas gradeadas que pontuam e relacionam os espaços exterior e interior com a sua presença solene.
Rui Chafes estudou Escultura na Escola de Belas Artes de Lisboa entre 1984 e 1989, prosseguindo os seus estudos na Alemanha, na Kunstakademie Düsseldorf [Academia de Arte de Düsseldorf], até 1992. A literatura e a arte germânicas, associadas sobretudo ao período medieval e ao Romantismo, são referências que permeiam a obra do artista. A relação com determinada arte do passado denuncia o seu interesse em detetar aquilo que na criação artística é essencial, imutável, transversal a vários tempos. Este interesse é também revelado na sua eleição de materiais – em que o ferro é privilegiado justamente pela sua imutabilidade –, no caráter depurado das suas peças e nos temas universais que aborda, relacionados com a condição humana e com a nossa relação com a transcendência.
Formación. El 19 may de 2021 / Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Oporto, Porto, Portugal
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España