Descripción de la Formación
A historiografia da arte recente vem questionando como proceder a crítica dos cânones artísticos e da normalidade das narrativas cujos preconceitos implícitos – a precedência dos centros artísticos, as noções de genialidade e originalidade e tantas outras - não cansam de nos desafiar. Desde o texto fundamental de Linda Nochlin, Por que não houve grandes mulheres artistas?, de 1971, a crítica feminista tem contribuído para essa revisão, não somente investigando artistas mulheres negligenciadas ou obscurecidas pelos discursos hegemônicos, mas principalmente expondo como as assimetrias entre os sexos e suas representações constituem relações de poder que atuam nas formas de produção e recepção das obras de arte.
Afinado ao programa Histórias da sexualidade, o curso de férias propõe uma discussão de gênero e sexualidade a partir do acervo do Masp. Analisando um acervo constituído duplamente por obras que dialogam com os cânones, gêneros e escolas da narrativa da arte ocidental, mas que também pretendia a relativização desses pressupostos na medida em que reordenava de uma perspectiva moderna e desierarquizada a apresentação das obras que o constituiu, o curso procurará discutir essa narrativa apresentando alguns dos critérios sobre os quais ela se assenta, debatendo seus limites, a fim de propor caminhos para sua revisão.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España