Descripción de la Exposición
O Museu da República apresenta a exposição individual “Resistência Latinamérica” da artista carioca Gabriela Noujaim com curadoria de Sissa Aneleh e realização do Museu das Mulheres - Museu DAS.
A exposição no Rio de Janeiro é um desdobramento da primeira exposição individual da artista, que aconteceu no Museu Nacional da República no ano de 2021, em Brasília. Na mostra - que ocupará o primeiro andar do museu - será apresentado um conjunto de 16 trabalhos, sendo quatro inéditos, entre eles a instalação “Museu das Mulheres – Museu DAS” e a “Bandeira Resistência LATINAMÉRICA”, além de duas performances.
“Minha individual no Museu da República no Rio de Janeiro é continuidade da importante parceria com Sissa Aneleh, criadora do Museu das Mulheres - Museu DAS e curadora da exposição. Sissa fundou o primeiro museu dedicado às mulheres no Brasil, modelo que existe em várias partes do mundo, trabalha com tecnologias emergentes para ampliar acesso, imersão e interatividade do universo da arte com seu público” conta Gabriela.
Entre os trabalhos que serão apresentados estão os livros de artista “Latinamérica”, de 2020, e “Presente”, de 2016, além da inédita instalação “Museu das Mulheres”. A artista salienta “Serigrafia é minha técnica, eu sou formada em Gravura pela UFRJ. A impressão desses rostos que eu faço no tecido vermelho, aparecem e desaparecem conforme o espectador se movimenta diante delas. É uma técnica que eu uso muito, assim como usada em ‘Latinamérica’, meu livro interativo apresentado na exposição”.
A performance da artista com uma roda de mulheres que abrirá a exposição, será apresentada em frente à instalação “Museu das Mulheres” - numa partilha sensível do feminino – com a declamação da poesia “A noite não adormece nos olhos das mulheres” de Conceição Evaristo.
Outra ação performática com viés de responsabilidade social ocorrerá no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Na ocasião serão distribuídas 30 máscaras com o mapa do Brasil impresso às 30 primeiras mulheres que apresentarem o comprovante de vacinação completo com as vacinas contra a covid-19.
As questões apresentadas no trabalho se compõem pelas lutas das mulheres brasileiras e pelo universo feminino. As obras buscam amplificar, ainda, manifestos aos últimos acontecimentos no Brasil, entre eles a depredação de obras de arte em 08 de janeiro 2023, ocorrida em Brasília.
Após o encerramento da exposição no espaço do Museu da República no Rio de Janeiro, a mesma será exibida na sala em 3D do Metaverso do Museu das Mulheres possibilitando acesso gratuito e global para amplo público, como ressalta a artista: “É essa parceria com o Museu DAS - que levará à exposição para o ambiente espacial do metaverso, novo campo virtual da web 3.0, além de uso de realidade aumentada e inteligência artificial na experiência expositiva - se alinhando com o projeto tecnológico e os valores da instituição, o qual busca também na construção de sua programação e de seu acervo, apresentar e salvaguardar obras de arte e arquivos diversos que compõem a História das Mulheres.”
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España