Descripción del Premio
Desde maio, o Instituto Adelina recebeu as inscrições para a Residência Adelina para América Latina. E, agora, os nomes selecionados pelo júri chegam ao público. Na primeira etapa do programa, que acontece de 1º de agosto a 29 de setembro, foram selecionados Élle de Bernardini (Brasil) e Natalia Forcada (Argentina). O segundo período será com Abigail Reyes (El Salvador) e Efe Godoy (Brasil) e acontece entre 1º de outubro e 29 de novembro.
A seleção aconteceu por um júri formado por Josué Mattos, curador da residência – e mais cinco curadores e artistas com experiência e atuação no circuito latino-americano. São eles: Camila Bechelany, Galciani Neves, Julia Lima, Vitor Cesar e Renata Cruz.
Os jurados avaliaram mais de 200 inscrições e, para escolherem os nomes, além da qualidade artística das propostas, também buscaram abranger gêneros e diferentes regiões da América Latina. O júri também buscou localizações diferentes entre os quatro ganhadores (principalmente na escolha dos representantes estrangeiros) para que o projeto amplie seu intercâmbio com a região da América Latina. Mais de 10 países da América Latina tiveram representantes nas propostas enviadas para a convocatória da Residência Adelina
Para a edição do ano que vem, a Residência Adelina também deve ter um trabalho voltado para artistas da região de São Paulo, dada a imensa resposta que tiveram desse público. A ideia é que exista um braço do programa com esse foco regional, com grupos de estudos e outras ações específicas.
Os quatro artistas residentes terão direito a hospedagem, ajuda de custo e verba de produção para a realização do projeto inscrito e aprovado. Os artistas também poderão fazer uso do ateliê (localizado no prédio do Instituto Adelina, em Perdizes) e contarão com programas públicos realizado pelo Instituto Adelina, assim como momentos de ateliê aberto, para exibição de seus processos e obras.
“Estamos muito contentes com o resultado desta edição da Residência Adelina e nossa expectativa é que tenhamos trocas inspiradoras. A ideia é contribuir para a pesquisa dos artistas e aprender com eles também, reforçando relações com o circuito de artes da América Latina, que é um dos objetivos do nosso Instituto”, explica Fabio Luchetti, empresário e criador do projeto Adelina.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España