Descripción de la Exposición
Desde 2012, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, fundado em abril de 1963, está em processo de ocupação de sua nova sede. Este edifício, oriundo da reforma do antigo Palácio da Agricultura, foi projetado juntamente com os demais pavilhões do Parque Ibirapuera, pelo arquiteto Oscar Niemeyer, por ocasião do 4o. centenário da cidade de São Paulo. Não é tarefa simples transformar esse monumento da arquitetura moderna do Brasil em espaço museológico que possa para abrigar uma das mais importantes coleções públicas de arte moderna e contemporânea do continente.
A decisão da Universidade de concentrar toda a estrutura do MAC USP em sua nova sede levou à readequação do uso de alguns espaços e adaptação de outros. Assim, em 2016, tiveram início reformas importantes, tais como, a otimização das áreas de escritórios, a construção de três salas de aula e a adequação de espaços para recebimento dos acervos do Museu em sentido amplo. Nesta última, os espaços da biblioteca e do arquivo foram expandidos e, em breve, teremos a incorporação da doação da biblioteca e do arquivo de Walter Zanini, primeiro diretor do MAC USP (1963-1978).
Enquanto o Museu espera o término das obras de adaptação de suas reservas técnicas - o espaço físico no qual ficam guardadas as obras que não estão em exposição - o público do MAC USP terá a oportunidade de ver grande parte de sua coleção de arte "em trânsito". É um modo de apresentar os bastidores do museu envolvendo os visitantes nos meandros da operação museológica, seus processos e conjunturas.
Desse modo, as obras exibidas nos andares intitulados Reserva em obras não são articuladas por um tema específico, ou por escolhas curatoriais fechadas, mas atestam o trabalho cotidiano realizado por técnicos e docentes para sua preservação e pesquisa, compondo assim laboratórios abertos para que novas articulações possam ser feitas. Vale lembrar que curar é antes de mais nada conhecer e preservar. Aliás, preservamos melhor o que conhecemos mais, sendo essas atividades necessariamente interdependentes. Afinal, expor é antes de tudo um modo de preservar.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España