Descripción de la Exposición
Resultado de uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som e a Casa das Rosas, gerenciada pela Poiesis, ambas instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, a instalação Renascimento, de Siron Franco, formada por 365 manequins, presta homenagem às vítimas da pandemia, aos profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, promove uma reflexão sobre a vida.
A inspiração para a obra Renascimento aconteceu quando Siron Franco, um dos principais artistas visuais do Brasil, retirou um manequim de seu ateliê em Aparecida de Goiânia e o pendurou em um varal de arame. Ao ver a cena e o efeito daquela representação humana em forma de boneco, nasceu a ideia da instalação que, ao ser contemplada, sugere uma população que “flutua”, criando sombras de diversos formatos no chão.
A exposição acontece no período em que o imóvel da Casa das Rosas passa por restauro, e as atividades do museu acontecem em seu jardim e pela internet. Para o programa da instituição nesta fase, foi adotado o tema geral Nasce morre nasce, baseado em poema de Haroldo de Campos, que estabelece forte conexão com o título da obra de Siron Franco. A Casa preparou, também, ações baseadas na instalação, como oficinas literárias, que acontecerão no jardim da Casa.
Para o MIS, é uma grande satisfação esta parceria com a Casa das Rosas, que permitirá que esta obra que celebra a vida, em um momento tão delicado como o que enfrentamos, possa ser vista pelo grande número de pessoas que circula pela movimentada avenida Paulista, uma das principais vias da maior metrópole brasileira.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España