Descripción de la Exposición
Nesta exposição, intitulada Records, Manuela Marques apresenta trabalhos fotográficos realizados no último ano na ilha de São Miguel. São imagens que indagam modos de olhar e experienciar a natureza única e peculiar de um território fortemente animado por uma conflagração de tempos e movimentos – geológicos e meteorológicos, emocionais e estéticos. A matéria e as formas, as energias, os fluxos e as forças que se manifestam sob e sobre esta terra, marcam os modos de imersão da artista numa realidade geográfica, que tem tanto de físico e material, como de poético e cósmico.
Comecemos pelo que vem do céu, pela gravidade. Phénomènes é um díptico de duas imagens de um céu nocturno com nuvens. Ao apresentá-las na vertical (ou seja, rodando 90°) as fotografias perdem a sua condição de paisagem para configurarem um fluxo, uma corrente de ar, vapor e luz. São planos que combinam o claro e o escuro, a ascensão e a queda, que justapõem figuração e abstracção, com efeito, um tipo de ambiguidade recorrente no imaginário plástico de Manuela Marques. De seguida, podemos observar as três fotografias de bombas vulcânicas, fragmentos de lava que foram solidificando e adquirindo formas (frequentemente aerodinâmicas) durante o voo. Além da sua consistência singular, determinada pela fluidez do magma que a constitui, estas bombassugerem esculturas aleatórias, compostas por velocidade, ar e matéria lávica.
Por sua vez, as imagens da série Recordsdão a ver um olhar aproximado sobre detalhes de documentos em papel, do observatório Afonso Chaves de Ponta Delgada, que registaram as erupções vulcânicas e os movimentos sísmicos na Ponta dos Capelinhos em 1957 e 1958. Ao jogar com a nitidez e a desfocagem, com a tonalidade (melancólica) dos papéis, as marcações e os desenhos, a artista constitui territórios plenos de movimentos, sensibilidades e humores. Com estes trabalhos Manuela Marques prossegue e aprofunda linhas de trabalho coerentes com uma prática visual que privilegia as possibilidades de articulação entre as competências descritivas e as potencialidades poéticas e especulativas das imagens. É pois fundamental vermos o que as imagens nos mostram; porém, tão ou mais importante, é perceber como as imagens nos olham e nos interpelam, tal como nos relembra a imagem Lunar.
Sérgio Mah
Actualidad, 10 jul de 2018
El verano trae interesantes aperturas en Portugal (Lisboa, Porto, Braga, Ponta Delgada, Bragança...)
Por Gustavo Pérez Diez
Ocupando un lugar destacado está la primera gran muestra en Portugal del angloindio Anish Kapoor, que organiza el Museu Serralves en colaboración con la Fundación Bancaria "la Caixa".
Exposición. 28 jun de 2018 - 15 sep de 2018 / Fonseca Macedo [ESPACIO CERRADO] / Ponta Delgada, Azores, Portugal
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España