Descripción de la Exposición
A paisagem construída interessa-me. O olhar sobre ela também. As construções visuais. Invisibilidades, deslocações. Um homem atravessa a rua. Nada acontece. O chão, mesmo de pedra, é instável. A imagem, ilusória.
Inicialmente realizado em Londres, o projeto analisa a possibilidade de inversão da objetividade e da posição do sujeito que observa e é observado. A câmara fotográfica regista de forma idealizada, uma realidade socialmente empurrada para a invisibilidade: torres de habitação social consideradas como zonas perigosas. Há um texto que descreve a situação entre o momento da chegada ao local até à tirada da fotografia, que é realizado com a maior objetividade e que confere a uma realidade em que nada acontece a iminência de um crime. A instalação adapta-se e é refeita conforme o local. Os tijolos elevam a imagem do chão real teatralizando a sua condição de construção. O projeto, in progress, na instalação adaptada ao Kubikulo, apresenta uma das fotografias de grandes dimensões, instalada sobre fieiras de tijolos e acompanhada de um conjunto de fotocópias a preto e branco.
Gabriela Vaz-Pinheiro
____
Gabriela Vaz-Pinheiro é formada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, possui o Mestrado Europeu em Cenografia pelo Central St. Martins College e Utrecht School of the Arts, Mestrado em Teoria e Prática da Arte Pública e Design pelo Chelsea College of Art & Design, e Doutoramento por projeto pelo Chelsea College, com a tese: " Art from place: the expression of cultural memory in the urban environment and in place-specific art interventions". Ensinou na Central St. Martins College of Art & Design, em Londres, entre 1998 e 2006. Recebeu bolsas de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, Ministério da Cultura, da Contemporary Art Society e do The London Institute, e recebeu, como artista, o apoio da Direcção Geral das Artes / Instituto das Artes, realizando trabalho que reflete sobre questões identitárias e contextuais, utilizando a produção artística como forma de interrogar a própria noção de indivíduo. A sua produção divide-se entre trabalho artístico, cenográfico, editorial e curatorial. Tem envolvimento em seminários interdisciplinares e também produção editorial contínua, com múltiplo livros publicados e textos em catálogos. Responsável pelo Programa de Arte e Arquitetura para Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, ensina, desde 2004, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde dirige o Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, bem como colabora regularmente com várias outras instituições académicas.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España