Descripción de la Exposición
El Instituto Cervantes de Sao Paulo te invita a disfrutar de la exposición colectiva «Re-localizando el horizonte», comisariada por la cubana Mahara Martínez. Esta muestra reúne trabajos de importantes artistas de Latinoamérica, entre ellos Vero Murphy (Argentina); Mariana Tocornal (Chile); Larry Gonzalez (Cuba); Julia Retz (Brasil); Camila Bardehle (Chile); Nestor Arenas (Cuba); Evelyn Sosa (Cuba), Luján Candria (Argentina) y Renato Almeida (Brasil). A través de diversos enfoques y medios, estos creadores abordan la convergencia entre identidad cultural y experiencias personales e incluso ofrecen nuevas perspectivas —críticas y poéticas— que reinterpretan el entorno natural y urbano.
-------------------------------------
“Re-localizando o Horizonte” inaugura no Instituto Cervantes de São Paulo
Exposição coletiva com artistas da Argentina, Cuba, Chile e Brasil celebra laços históricos, culturais e artísticos que uniram a Espanha à América Latina
Como bem definiu Gutiérrez Viñuales, catedrático em Arte Latino-americana no Departamento de História da Arte da Universidade de Granada, "a Espanha encontrou na América um espelho cultural onde se olhar e encontrar razões para sua própria identidade, enquanto que a América encontrou na tradição hispânica elementos plausíveis de serem revividos e entrelaçados com sua própria história, sua cultura e, portanto, sua arte, confirmando-se como um sustento da nacionalidade". A exposição "Re-localizando o Horizonte", que será inaugurada no dia 5 de setembro, quinta-feira, no Instituto Cervantes de São Paulo, celebra essas conexões, destacando como, ao longo do tempo, esses vínculos experimentaram tanto momentos de aproximação quanto de distanciamento. A mostra busca explorar a rica diversidade da arte latino-americana, ao mesmo tempo em que reflete sobre a influência mútua e as complexas relações que forjaram a identidade artística de ambos os mundos.
Curada por Mahara Martínez, a exposição coletiva apresenta uma seleção de obras de artistas latino-americanos que, através de diversos enfoques e meios, exploram a interseção entre a identidade cultural e as experiências pessoais. Os artistas Vero Murphy (Argentina), Mariana Tocornal (Chile), Larry Gonzalez (Cuba), Julia Retz (Brasil), Camila Bardehle (Chile), Nestor Arenas (Cuba), Evelyn Sosa (Cuba) e Renato Almeida (Brasil) oferecem, com suas obras, uma visão única que questiona e reinterpreta o ambiente natural e urbano a partir de uma perspectiva crítica e poética.
A exposição integra o projeto intitulado “Sentidos e sons de uma ilha”, que durante o mês de setembro incluirá eventos de música, exposições, palestras, literatura e cinema cubano.
Serviço
“Re-localizando o Horizonte”
Curadoria: Mahara Martínez
Abertura: dia 5 de setembro, das 18h às 21h
Visitação: de 6 de setembro a 5 de outubro de 2024
Local: Instituto Cervantes de São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 2439
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 20h; aos sábados, das 10h às 14h
Entrada gratuita
Assessoria de imprensa Instituto Cervantes: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio (21) 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@briefcomcomunicacao
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España