Descripción de la Exposición
"Um observador dos códigos de comunicação – do graffitti e do pixo, das simbologias místicas, da música eletrônica contemporânea –, Kboco elabora suas formas a partir daquelas que seu entorno lhe fornece. Um entorno que já se apresenta misto e misturado, sem limites discerníveis entre onde acaba uma cultura e começa outra ou de seus pontos originários (se é que existiram)."
É dessa maneira que a curadora Ana Avelar apresenta o artista Kboco em seu texto crítico para a exposição "Quentchura", que percorre os trabalhos recentes do artista e será inaugurada na Galeria Movimento no dia 08 de agosto.
"Desde sempre, usamos a imagem para comunicarmos ideias entre nós ou com as divindades. Em outras palavras, sempre houve uma intenção de se formalizar algo que podemos apenas acessar ao imaginar.
Pela remixagem, a arte abstrata de Kboco reúne símbolos de procedências múltiplas – hindu, budista, egípcia antiga, das culturas urbanas brasileiras contemporâneas, das ancestralidades locais e africanas – que atravessam as histórias humanas como códigos que são. Seu procedimento alinha-se ao recurso de samplear músicas – que, recortando e colando, tanto reformula aquilo que foi ouvido como, desse modo, homenageia artistas e tempos que se foram."
Sobre Kboco
Goiânia, GO - 1978
Kboco nasceu em Goiânia/GO, para onde retornou recentemente após dedicar anos à pesquisa, produção e a uma vivência no cerrado, em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros. Desde a infância, seu contato com a cultura hip-hop o levou a expandir o universo de suas pinturas para além das molduras, conferindo a seu trabalho uma escala arquitetônica, dinâmica, própria das ruas, que se reflete nas composições de suas pinturas em tela.
Kboco teve suas obras expostas nas Bienais de Valência (2007) e São Paulo (2010), uma exposição individual no Museu Afro Brasil (2018), na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, Portugal (2010), MAM-SP (2005) e na Bienal de Monterrey, México (2009). Além disso, ele participou de várias exposições coletivas e realizou inúmeros murais em espaços públicos nas ruas de Olinda, Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Goiânia, Nova York, Itália, Alemanha, Espanha e México.
Exposición. 26 nov de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España