Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Próprio-impróprio

Dónde:
Galeria Leme / Av. Valdemar Ferreira, 130 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
25 oct de 2016 - 19 nov de 2016
Inauguración:
25 oct de 2016 / 19:00
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
O que se dá com esta possibilidade que é sempre engajada de uma maneira ou de outra em sua impossibilidade?* É dessa pergunta que Maurice Blanchot parte em sua explanação para conceber o que é a utopia - existente dentro da relação entre comunismo e comunidade. Para isso, o escritor recorre à criação de um conceito-palavra: próprio-impróprio. O recurso dele se torna então narrativo e de imaginação na linguagem. Esta exposição, em que a Galeria Leme apresenta seus novos artistas representados, Frederico Filippi e Raphael Escobar, realizada junto ao crítico Leonardo Araujo, furta o termo e seu uso pelo autor para fazer do seu título tanto o contexto de que emerge quanto ao qual imerge. Tendo esse movimento alinhado ao processo artístico e à circulação das "coisas" (imagens, textos e ações) que dele aparecem é que próprio-impróprio mantem-se atenta à política da imagem. Indo além do comunismo ou da comunidade de que adentra ... minuciosamente o escritor, a exposição ergue-se com a postura de como a imagem comunica o que nela se faz urgente, sua potencia de imaginação. Os trabalhos dos artistas recorrem ao afirmativo e negativo conjunto da dupla palavra do título escolhido para criarem perspectivas singulares sobre suas próprias práticas. Ao simplesmente eleger que a imagem produzida pela arte contemporânea no atual contexto capitalista não se atem mais como força fundante de uma civilização, mas como uma reiteração da vida - e esta como ato de imaginar -, a exposição intenta o aprofundamento criativo e crítico que os artistas apresentam nos seus contextos de produção. Escobar, pensa e responde à atualização social com uma política invisível, apenas surgida nos encontros entre os agentes envolvidos nas relações em que ele se mete ou procura. Filippi, revisita e propõe, por meio da natureza e da negligência ocidental a ela, uma releitura silenciosa, abstrata e meditativa, da imagem como intervenção no inconsciente coletivo. --------------------------------------- *BLANCHOT, Maurice. A comunidade inconfessável, tradução de Eclair Antônio Almeida Filho. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Lumme Editor, 2013.

 

 
Imágenes de la Exposición
Próprio-impróprio

Entrada actualizada el el 19 sep de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 12 ago de 2024

We Collect Madrid / Madrid, España

Formación
15 oct de 2024 - 30 jun de 2024

Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones