Descripción de la Exposición
Haegue Yang (Hangul, Coreia do Sul, 1971) é a artista convidada da próxima edição do projeto Sonae//Serralves, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Mais uma vez o projeto Sonae//Serralves convida um artista para criar obras de arte inéditas, este ano novamente em relação estreita com o contexto arquitetónico e natural de Serralves, tal como aconteceu em 2014 com a exposição Cold Shoulder, da iraniana Nairy Baghramian.
O projeto Sonae//Serralves tem como objetivo promover a cultura e aproximar a comunidade à arte e vai dar a conhecer, pela primeira vez ao público nacional, Haegue Yang, artista coreana de grande reconhecimento internacional.
O contexto e o local são aspetos fundamentais no trabalho de Haegue Yang. A artista criou trabalhos de grande dimensão para o pavilhão da Coreia do Sul na 53ª Bienal de Veneza em 2009, para o Kunsthaus Bregenz na Áustria e para o Leeum, Samsung Museum of Art de Seul, na Coreia. Os seus trabalhos de grande dimensão mais recentes são Approaching: Choreography Engineered in Never-Past Tense, uma vasta instalação cinética que foi construída na antiga estação de comboios de Kassel, na Alemanha, para a Documenta 13; e também An Opaque Wind, uma intervenção escultural ao ar livre produzida em 2015 para a 12ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.
Haegue Yang é uma das mais destacadas artistas da sua geração. A sua linguagem escultural inclui objetos e materiais presentes nas nossas casas e no nosso quotidiano, como persianas, estendais de roupa, luzes decorativas, aquecedores, ambientadores, ventoinhas, que são a matéria-prima para a criação de espetaculares ambientes flutuantes e instalações povoadas por figuras totémicas, frequentemente concebidas como coreografias de movimento nas quais a escultura e o espectador são participantes ativos. As instalações de Yang, complexas e subtis, caracterizam-se por experiências sensoriais que convocam tato, audição, paladar e visão, e que evocam estados de efemeridade e mobilidade espaciais e culturais. Apesar do seu trabalho ser inspirado pela filosofia Budista e pelos ritos orientais, Haegue Yang tem vindo, nos últimos anos, a debruçar-se sobre os cânones do modernismo ocidental na arte e na dança, desde A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky (1908), até The Triadic Ballet, criado em 1922 por Oskar Schlemmer, professor da Bauhaus, passando pelos esquemas decorativos criados em 1928 por Sophie Taeuber-Arp com Hans Arp e Leo Van Doesburg para a Salle des Fetes Aubette em Estrasburgo, para o qual Yang concebeu recentemente uma série de "esculturas para usar".
Exposición. 22 jun de 2016 - 04 jun de 2017 / Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Oporto, Porto, Portugal
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España