Descripción de la Exposición
A 55SP tem o prazer de apresentar o "Projeto Roupas”, do artista Iran do Espírito Santo em parceria com sua irmã, Marta. A abertura será no dia 21 de Agosto e ficará em cartaz na Sala de Projetos do Espaço C.A.M.A.
Nesse projeto, o artista se apropria da moda como suporte para a continuidade de sua pesquisa plástica, desenvolvendo uma série de roupas voltadas principalmente ao guarda-roupa feminino. Para Iran, “vestir-se é uma forma importante de comunicação, algo que intermedia nosso estar no mundo. Qualquer roupa traz significados, das mais despojadas e simples às mais elaboradas e ostensivas”.
O Projeto Roupas aconteceu de forma natural para os irmãos que têm colaborado de forma esporádica desde a adolescência, tanto em roupas quanto esculturas. Definem essa pequena coleção como uma obra em processo, explorando matérias de qualidade e potencial estético, buscando trazer significado para um campo normalmente pouco especulativo.
A criação dessa coleção de peças de vestuário parte do trabalho do artista com as artes plásticas. A relação mais evidente fica por conta do uso de estampas extraídas de trabalhos anteriores do artista, mas também há uma frequência de procedimentos que estão ligados a um pensamento espacial e escultórico, como dobras, inversões e volumes originários de planificações, além da paleta de cores.
Habilmente modelados por Marta, a simplicidade, as formas puras, os tons neutros e uma temática industrial e urbana são os elementos que definem essa pequena coleção que, apartada das tendências da moda, também não é sazonal. A coleção é apresentada com uma exposição, pensada como forma poética de se exibir roupas, aproximando-se da escultura e da instalação.
Além das peças de vestuário, Iran criou uma série de cabides de aço que, fixados nas paredes, servem como suporte para exibir o delicado trabalho de costura e modelagem feito artesanalmente por profissionais com os quais há uma relação pessoal e um acompanhamento próximo, diferentemente das práticas das terceirizações de grandes empresas de vestuário, que muitas vezes resultam em formas alienantes e injustas de trabalho. Além do cabide há também um suporte em metal, criado para as peças de organza, seda e gazar que passaram por processos manuais tanto para a textura amassada, quanto de tingimento através de técnicas tradicionais fazendo uso de cebola e chá.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España