Inicio » Agenda de Arte

Projeto Intervenções

Exposición / Museu Lasar Segall - IBRAM - Ministério da Cultura / Rua Berta, 111 - Vila Mariana / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Ver mapa


Cuándo:
13 nov de 2011 - 04 mar de 2012

Inauguración:
13 nov de 2011

Organizada por:
Museu Lasar Segall - IBRAM - Ministério da Cultura

Artistas participantes:
José Manuel Ballester

ENLACES OFICIALES
Web 
Etiquetas
Fotografía  Fotografía en Sao Paulo 

       


Descripción de la Exposición

José Manuel Ballester (Madri, 1960) é pintor e fotógrafo, licenciado em Belas Artes pela Universidade Complutense de Madri, e Premio Nacional de Fotografia em 2010. Sua carreira começa com a pintura com especial interesse pela técnica das escolas italiana e flamenca dos séculos XV e XVIII. A partir de 1990, começa a conjugar pintura e fotografia. Expôs em Arco, Art Chicago, Art Forum Alemanha, Parisphoto e cidades como Dallas, Miami, São Paulo, Dubai, Pekim, Shangai, Toronto entre muitas outras.

 

O Artista percorreu grandes metrópoles em todo o mundo, registrando suas arquiteturas e em 2007 esteve em São Paulo para fotografar lugares emblemáticos da cidade, prosseguindo com sua pesquisa visual que vai além de um percurso como fotógrafo viajante. Incorporou-se a esses espaços numa espécie de comunicação urbana, para descobrir a cidade a partir da intimidade de símbolos da nossa arquitetura como, por exemplo, o edifício Copan, a Casa Modernista, o interior do Edifício Guarani, a Oca, a Bienal de São Paulo, a Pinacoteca do Estado e o Museu Lasar Segall. O resultado deste trabalho foi apresentado em 2010 na Pinacoteca do Estado, 'Fervor da Metrópole'.

 

'Arquitetura e simulacros' é o título da intervenção de José Manuel Ballester nos jardins externos do Museu Lasar Segall. Utilizando da técnica do 'trompe-l´oeil' (ilusão de ótica), Ballester desloca a estrutura da janela do Atelier de Segall, espaço tombado no Museu, para reconstrui-la nos espaços do Jardim. Assim, ele quebra e juxtapõe, através da fotografia, novos espaços que, em perspectiva abismal, passam a ter uma nova visão e uma nova interlocução. Há um processo de simultaneísmo arquitetônico, que só a fotografia desconstruida e reconstruida lhe permite criar.

 

José Manuel Ballester recebeu o Prêmio Nacional de Gravura em 1999, em 2006 o Prêmio Goya de Pintura Villa de Madri e em 2008 o Prêmio de Fotografia da Comunidade de Madri. Em novembro de 2010 conquista o Prêmio Nacional de Fotografia de 2010, pelo Ministério da Cultura.

 


Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 ene de 2025 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España

Pepa Caballero. Constelaciones abstractas

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España

Máster PHotoESPAÑA en Fotografía 2024-2025

Ver cursos propuestos en España