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Programa de Apoio a Projetos - Representação Oficial Portuguesa na 58.º Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2019


Premios / Dotación:
Importe financiero global disponible: 199.400 euros   
Lista de ganadores:
Leonor Antunes  João Ribas 

Cuándo:
Hasta 13 sep de 2018

Dónde:
Lisboa, Portugal

Inscripción:
Cerrada desde 13-09-2018

Dirigido a:
Artistas, Profesionales

Organizada por:
Direção-Geral das Artes - Ministério da Cultura da República Portuguesa

Miembros del jurado:
Catarina Rosendo, Jürgen Bock, Sérgio Mah

ENLACES OFICIALES
Web 

       


Descripción del Premio

O projeto do curador e crítico de arte João Ribas, que apresenta a artista plástica portuguesa Leonor Antunes, foi selecionado para representar Portugal na próxima edição da Bienal de Arte de Veneza, que decorre entre 11 de maio e 24 de novembro de 2019 sob o tema "May You Live In Interesting Times", com curadoria do britânico Ralph Rugoff. A Representação Oficial Portuguesa ficará instalada no Palazzo Giustinian Lolin, onde está sedeada a Fundação Ugo e Olga Levi, dedicada ao ensino da música, com a qual a DGARTES celebrou um protocolo de utilização do espaço para os anos de 2018 e 2019. As the headquarters of the Portugal Pavilion at the 58th edition of the prestigious and always challenging Venice Biennale of Art, the Palazzo Giustinian Lolin will this year host the work of Leonor Antunes under the curatorship by João Ribas. Exhibiting in a space so marked by the various histories and stories of a city like Venice surely represents a grand challenge for Leonor Antunes. Her dialogue (or struggle) with such an iconic space will define the way her work is presented in Venice, once all the difficulties of relating to this place (and its spirit) have been overcome. However, there can be little doubt the uniqueness of Leonor Antunes' creative gesture will overcome any obstacle (real or metaphorical), transforming the Palazzo into a different place, populated by sculptures that, before even questioning the visitor's gaze, will question the Venetian building itself. As an exercise in freedom, the artist will inscribe her work in a space that, although apparently limiting, will surely be proven a territory of new and improbable insight. Portugal's participation with the work of Leonor Antunes in this edition of La Biennale di Venezia should be seen as a key moment for the international affirmation of Portuguese artists. As part of this process, DGARTES fulfils its mission to support the work of the curator and artist, ensuring ideal conditions for a dynamic and far-reaching exhibition. It should be noted that this is the first time the official Portuguese representation at the Venice Art Biennale has been chosen through public competition, with an independent jury selecting the proposal of João Ribas/Leonor Antunes. I would like to thank the team of technicians at DGARTES for their commitment and dedication and João Ribas and Leonor Antunes for the privilege of helping to develop the Portuguese representation at the Venice Biennale. Américo Rodrigues Director-General for the Arts Directorate-General for the Arts A Representação Oficial Portuguesa na 58ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia apresenta “a seam, a surface, a hinge, or a knot”, projeto desenvolvido pela artista plástica Leonor Antunes para o piso nobre do Palazzo Giustinian Lolin, onde ficará instalado o Pavilhão de Portugal. Leonor Antunes irá apresentar um projeto no qual, envolvendo história de arte, arquitetura e design, reflete sobre as funções dos objetos do quotidiano, contemplando o seu potencial para se materializarem como esculturas abstratas. A artista está interessada em explorar de que forma as tradições artesanais de várias culturas se cruzam nesta história, ligando, por exemplo, o conceito japonês de "Shakkei", que denota o uso de uma paisagem de fundo no projeto de um jardim, com o trabalho de Scarpa e formas de artesanato originárias de Itália, Japão e Portugal. Alguns elementos da exposição são fabricados na Falegnameria Augusto Capovilla, uma das carpintarias venezianas ainda ativas que trabalharam de perto com Scarpa. Leonor Antunes foi a artista que o curador João Ribas escolheu para se apresentar no âmbito do concurso promovido pela Direção-Geral das Artes, numa modalidade inédita para definir a representação portuguesa na Bienal de Arte de Veneza. O Pavilhão de Portugal é comissariado pelo Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes. A pré-abertura da exposição decorrerá no dia 9 de maio e a abertura ao público será no dia 11 de maio. O projeto estará patente até 24 de novembro. May You Live In Interesting Times enquadra a proposta do curador da 58ª Bienal de Veneza, Ralph Rugoff, «para uma experiência expansiva de profundo envolvimento, assimilação e aprendizagem criativa que a arte nos proporciona», porque «talvez a arte possa oferecer orientações que nos ajudem a viver e pensar nesses "tempos interessantes”». // Bios Leonor Antunes (n.1972, Lisboa) vive e trabalha em Berlim. As suas exposições individuais mais recentes incluem, Leonor Antunes, Pirelli HangarBicocca, Milão, Itália (2018); the frisson of the togetherness, Whitechapel Gallery, Londres (2017); discrepancies with G.G., Tensta konsthall, Estocolmo (2017); a spiral staircase leads down the garden, SFMOMA São Francisco Museu de Arte Moderna, EUA (2016); the pliable plane, CAPC Musée D'art Contemporain de Bordeaux, França (2015); I Stand Like a Mirror Before You, New Museum, Nova Iorque e KIOSK, Gante, Bélgica (2015); Leonor Antunes, Pérez Art Museum, Miami, EUA (2014); a linha é tão fina que o olho apesar de armado com uma lupa, imagina-a ao invés de vê-la II, Kunsthalle Lissabon, Portugal (2013); the last days in chimalistac, Kunsthalle Basel, Suíça (2013); le hasard est l'ennemi de tous les mètres, Maus Hábitos, Porto, Portugal (2012); villa, how to use, Kunstverein für die Rheinlande und Westfalen, Düsseldorf, Alemanha (2012); casa, modo de usar, Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto, Portugal (2011); discrepancies with M.G., Museo Experimental El Eco, Cidade do México, México (2011); walk around there. look through here, Museu Nacional de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha (2011). Recentemente, o seu trabalho foi apresentado em exposições coletivas como: Civilized Caves, Ladera Oeste, Guadalajara, México (2017); Condemned to be Modern, Los Angeles Municipal Art Gallery (LAMAG) (2017); Potência e Adversidade - arte da América Latina nas coleções em Portugal, Galerias Municipais de Lisboa: Pavilhão Branco, Pavilhão Preto, Lisboa (2017); Ficciones y territorios: Arte para pensar la nueva razón del mundo, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid (2016); Conversas: arte portuguesa recente na coleção de Serralves, Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto, Portugal (2016); Function Follows Vision, Vision Follow Reality, Kunsthalle Wien, Aústria (2015); Slip of the Tongue, Punta della Dogana, Venice (2015); Beyond the Supersquare,The Bronx Museum of the Arts, Nova Iorque, EUA (2014); Attention Economy, Kunsthalle Wien, Viena, Aústria (2014); Decorum, Musée d’Art moderne de la Ville de Paris, França (2013); Phoenix vs Babel, Fondation d’entreprise Ricard, Paris, França (2008); Acquisitions récentes, Musée d’Art moderne de la Ville de Paris, França (2007); entre outras. O trabalho de Antunes foi apresentado na 57ª Bienal de Veneza (2017); Bienal de Sharjah 12, Emirados Árabes Unidos (2015); 8ª Bienal de Berlim (2014); Bienal de Singapura (2011); 1ª e 3ª Bienal de Arte Contemporânea da Maia, Portugal (1999 e 2003). João Ribas é curador e escritor e está sediado na cidade do Porto. Dirigiu o Museu de Arte Contemporânea de Serralves no Porto, instituição onde também desempenhou os cargos de Director-Adjunto e Curador Sénior (2014-2018). Em Nova Iorque foi Curador do MIT List Visual Arts Center (2009-13) e do Drawing Center (2007-09). Ribas venceu quatro prémios consecutivos da AICA para Melhor Exposição (2008-2011) e o Emily Hall Tremaine Exhibition Award (2010), e foi também o curador da 4ª Bienal Industrial de Ural (2018). Os seus textos encontram-se publicados em inúmeras publicações, tais como a Artforum, Afterall, Artnews, Art na América, Frieze, Mousse, The Exhibitionist, Spike e The Guardian. No seu livro In the Holocene, editado pela Sternberg Press (2014), propõe a arte como uma forma de ciência especulativa. Ribas lecionou na Universidade de Yale, na Rhode Island School of Design e na School of Visual Arts em Nova Iorque, entre outras escolas e universidades, e tem sido professor e conferencista convidado por instituições de todo o mundo. Docente na Universidade Católica Portuguesa, Porto, e na Universidade Lusófona do Porto.


Entrada actualizada el el 24 abr de 2019

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