Descripción de la Exposición
Em curadoria conjunta com o IPEAFRO, o Inhotim sedia um museu dentro de si e abre a mostra "Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra", projeto que compreende quatro atos a serem realizados nos próximos dois anos, e que se inicia com a exposição “Primeiro Ato: Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra“, na Galeria Mata.
Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da Paz em 2010, teve uma longa trajetória trilhada no ativismo e na luta contra o racismo. Em 2021, ano que marca os dez anos da perda desse intelectual essencial para o pensamento brasileiro, Inhotim e IPEAFRO (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros), instituição fundada por Abdias e que zela pelo seu legado, o homenageiam com uma ação de longa duração, a ser realizada entre 4 de dezembro de 2021 até dezembro de 2023.
Tunga, um dos artistas mais emblemáticos da coleção do Inhotim, cresceu convivendo com Abdias. Ele era filho de Gerardo Mello Mourão, poeta que, na década de 1930, fez parte da Santa Hermandad Orquídea ao lado de Abdias Nascimento e outros escritores.
A curadoria feita a quatro mãos – Inhotim e IPEAFRO – reuniu para este primeiro ato pinturas, desenhos, fotografias e instalações que evidenciam o diálogo e a conexão artística entre Tunga e Abdias.
Exposición. Desde 04 dic de 2021 / Instituto Inhotim / Brumadinho, Minas Gerais, Brasil
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España