Descripción de la Exposición
A exposição Primeira Pedra 2016 I 2022 coroa seis anos de trabalho e de investigação na área da cultura contemporânea que geraram mais de 70 obras originais em pedra portuguesa, feita pela indústria, mas também artesãos, nacionais.
É uma premiére mundial, que reúne pela primeira vez as 74 peças produzidas no decorrer do programa por 36 autores célebres do panorama cultural e artístico nacional e internacional no Museu Nacional dos Coches.
A grande exposição retrospectiva é mostrada naquele que é um dos mais importantes museus nacionais e junto daquela que é a maior colecção de coches do mundo, um acervo de inigualável valor e uma parte da história cultural portuguesa e mundial. Vai ainda interagir com o complexo museológico desenhado pelo arquitecto Paulo Mendes da Rocha, quer nos espaços exteriores, nomeadamente a grande praça, quer nos espaços interiores, permitindo uma multiplicidade de diálogos entre passado, presente e futuro.
Foi tendo em consideração não só a história própria de alguns dos coches dentro do museu, como também os detalhes arquitectónicos do edifício, que a narrativa expositiva foi desenhada. Permite um redescobrimento da colecção permanente mas também cria novas formas de ver e usar o espaço do museu. Os visitantes poderão relacionar-se com o espaço exterior como até agora nunca tal tinha acontecido e poderão utilizar as novas obras que lá estarão expostas; dentro do museu terão diálogos propostos entre as novas obras em pedra e alguns dos coches ou alguns dos elementos da arquitectura do museu.
Os públicos próprios das artes plásticas, da arquitectura do design contemporâneos terão um natural motivo para visitarem o Museu dos Nacional dos Coches, trazendo novas audiências; os públicos habituais do museu serão surpreendidos com os novos conteúdos que interagem com os conteúdos históricos e com o espaço através da colocação das obras.
A exposição é realizada em co-produção com o Museu Nacional dos Coches.
O programa Primeira Pedra
A Primeira Pedra nasce de um convite à experimentadesign feito pela Assimagra - Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins, em 2015, que tinha como objectivo inovar o sector e explorar o seu potencial, dar-lhe mais visibilidade e valorização.
O programa cultural que foi desenhado pela experimentadesign faz a ponte entre a cultura e a economia e veio trazer um processo de inovação ao cluster da pedra nacional, sublinhado e internacionalizando o valor da pedra portuguesa e da respectiva indústria de extração e transformação nacional. Veio também investir no sector cultural e criar novas oportunidades de experimentação na área da cultura.
Concebido e desenvolvido a partir do ethos da experimentadesign, que é a valorização e a promoção da cultura numa perspectiva integradora e multidisciplinar, Primeira Pedra revela as possibilidades da pedra portuguesa, não só no sentido material e estético, mas também como agente fundamental no desenvolvimento económico, tecnológico e cultural sustentável.
O programa Primeira Pedra foi aprovado no âmbito dos fundos comunitários do Quadro 20/20, através do programa Compete, em duas candidaturas lideradas pela Assimagra – Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins e concebidas pela experimentadesign. Para que acontecesse foi ainda reunido um grupo de 28 empresas nacionais.
O programa Primeira Pedra concretizou 7 grandes projectos de investigação e criação.
Os três primeiros, de 2016 a 2018 foram Resistance, Still Motion, Common Sense, apresentados respectivamente em Veneza, São Paulo, Nova Iorque, Weil am Rhein, Basel e Londres.
De 2018 a 2022, o programa promoveu 3 novos projectos: Mint Street, uma instalação permanente produzida para uma rua em Londres, na zona de Southwark; Expanded, uma exposição apresentada em Veneza durante a 58ª Bienal de Arte; e A Bench For a Tower, um grande evento em Nova Iorque.
Para além das peças desenvolvidas e apresentadas nestes locais, a exposição celebratória em Lisboa irá também incluir a estreia de um projecto – Fragile Mode Fragile – e apresentar a segunda parte de Expanded.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España