Descripción de la Exposición
A artista Cristina Dall’Igna apresenta a exposição “Prima Matéria”, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, com abertura dia 21 de março, às 19h, na galeria Oscar Boeira. A mostra, com curadoria de José Francisco Alves, pode ser visitada até 12 de maio, com entrada franca. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.
A mostra traz ao público dezessete pinturas em linguagem figurativa e abstrata, realizadas em 2019, a maioria sobre lonas de caminhão utilizadas durante os anos, com o registro da ação do trabalho e do tempo. Disto resultam obras coloridas, em tinta acrílica, algumas com pó ou folhas de ouro, que tiram partido dos registros acumulados pelo tempo nas lonas de caminhão.
Texto Curatorial
A arte faz parte da vida de Cristina Dall’Igna, desde muito cedo, sob a inspiração e estímulo pelo design da natureza. Desde então, ela sente a necessidade de se expressar e de expandir a sua consciência, num constante reinventar. Com o objetivo de tornar a jornada da vida mais lúdica e cheia de sentido, Cristina usa a sua criatividade com liberdade e dinamismo. As linguagens de seu trabalho transitam da figuração à abstração. Nesta última, ela sente que podemos ver a surpresa e o mistério da vida, e nas formas consegue inserir elementos do seu mundo imaginário.
Com um vocabulário plástico contemporâneo e uma linguagem própria, Cristina faz valer-se de um universo de formas e cores que imprimem sua identidade. Quando pinta, a cor é a primeira busca, e as intervenções cromáticas surgem de sentimentos internos, num jogo de luz e sombra, com várias camadas de tintas, em todos os planos de sua pintura.
Em seu processo criativo, ela utiliza várias técnicas agregadas à pintura acrílica, a exemplo de monotipia, textura e colagens. A arte, assim, tem a possibilidade de ser um campo de cor e expressão, ancorada pelo prazer, com a função de transmitir o sutil e a beleza. Revelando a sua maneira de entender o mundo, Cristina acredita que a linguagem visual preenche o vazio, nos remete para o presente e torna a vida real mais interessante.
Esta exposição apresenta dezessete pinturas realizadas em 2019. São obras figurativas e abstratas com interesse orgânico e naturalista, também influenciadas por suas recentes incursões na natureza australiana. A maioria destes novíssimos trabalhos expostos inovam ao serem pintados sobre lonas de caminhão, estas com anos de uso, as quais apresentam as marcas do trabalho árduo e do tempo, com elementos do acaso gravados na tela que a obra de Cristina incorpora, revaloriza e recontextualiza com materialidade e representação.
José Francisco Alves
Curador
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España