Descripción del Premio
Rodrigo Gomes é o grande vencedor da segunda edição do Prémio Sonae Media Art, o mais importante prémio nacional de arte contemporânea atribuído a criadores nacionais, no valor pecuniário de 40.000 euros. A iniciativa enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que pretende promover a criatividade e a inovação na sociedade, nomeadamente através da promoção e desenvolvimento de iniciativas na área da cultura e da educação.
Nesta segunda edição, Rodrigo Gomes destacou-se pela sua obra Estivador de Imagens, que segundo o júri de premiação, “revelou um bom entendimento do que é uma exposição de uma peça de new media art numa galeria de um museu. O encontro entre imagem, som, movimento e matéria, numa instalação escultórica é muito bem conseguido. É de salientar igualmente a capacidade que a instalação tem de envolver o espectador numa experiência artística gratificante. Para além destes aspetos tecnológicos e formais, salientou-se igualmente o modo como o trabalho estabelece uma importante relação entre a herança de importantes artistas como Harun Farocki e temas atuais como a vigilância, o terror e a guerra".
Rodrigo Gomes foi escolhido entre os cinco finalistas pelo júri de premiação, constituído por Filipa Oliveira (curadora e atual diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida em Évora), Nuno Crespo (docente universitário e investigador nas áreas da estética, teoria e crítica da arte, arquitetura e filosofia) e Ramus Vestergaard (diretor e curador-chefe do DIAS – Digital Interactive Art Space, o primeiro kunsthalle dinamarquês com um foco específico em media art e arte digital).
Creación, 08 dic de 2017
El joven farense Rodrigo Gomes obtiene el Prémio SONAE Media Art 2017
Por Paula Alonso Poza
El galardón, de carácter bienal y dotado con 40.000 euros, es el más cuantioso en el campo de los nuevos medios en Portugal.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España