Descripción del Premio
O Prémio Novos Artistas Fundação EDP, criado em 2000, é uma iniciativa da Fundação EDP, confirmando a sua responsabilidade cultural e social. Com este Prémio a Fundação EDP reforça o apoio à nova criação e à promoção dos valores da arte contemporânea. Este Prémio destina-se a artistas com carreira individual curta e ainda não consagrada, não impondo um limite etário aos candidatos e estando aberto a todas as modalidades de artes plásticas e visuais. A partir da edição de 2005 o Prémio assumiu uma periodicidade bienal, sendo que em cada edição são selecionados de 6 (seis) a 9 (nove) candidatos para participarem numa exposição, a realizar no âmbito da atribuição do Prémio. De entre os candidatos selecionados, será eleito um vencedor, cujo trabalho seja considerado uma proposta criativa original e inovadora no contexto nacional e internacional.
Isabel Madureira Andrade, AnaMary Bilbao, Dealmeida Esilva, Mónica de Miranda, Henrique Pavão e Diana Policarpo são os seis finalistas da 13ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. Os artistas vão integrar a exposição do Prémio que inaugurará em maio de 2019 no MAAT.
Selecionados por Inês Grosso, Sara Antónia Matos e João Silvério, curadores da exposição, os seis finalistas – escolhidos entre mais de 530 candidatos – vão apresentar novas obras, produzidas para a exposição e cujo vencedor será escolhido por um júri internacional, durante o decorrer da exposição.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España