Descripción del Premio
O vencedor deste prémio, dedicado a este género artístico e com o objetivo de dar a conhecer o talento artístico em Portugal e apoiar os artistas promissores do nosso país, foi conhecido este sábado na Drawing Room Lisboa. Pedro Tropa irá receber um prémio monetário de 20 mil euros.
Nesta primeira edição do Prémio FLAD de Desenho, a FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) recebeu mais de 300 candidaturas. Depois de escolhidos os 10 finalistas, o júri teve oportunidade de visitar os ateliers dos artistas, onde teve contacto com muitas das suas obras.
O júri, atendendo à densidade do corpo de trabalho, ao trabalho de pesquisa e à constância da investigação formal e conceptual da prática de desenho, decidiu por unanimidade atribuir o Prémio FLAD de Desenho 2021 ao artista Pedro Tropa.
Pedro Tropa fez a sua formação em Desenho e Fotografia no Ar.Co tendo terminado os seus estudos na School of The Art Institute of Chicago, EUA. Há cerca de duas décadas que o seu trabalho em desenho, fotografia, texto e som está fortemente ligado à paisagem e à sua prática enquanto montanhista.
Pertence desde 2009 ao grupo de artistas da Galeria Quadrado Azul. É artista colaborador desde 2018 do coletivo Osso e é membro fundador do projeto Matéria Simples.
“Quero dar-vos conta do compromisso da FLAD com a Arte e Cultura. Há cerca de três anos decidimos ter um impulso renovado com esta área, porque entendemos que é fundamental e tem um poder transformado na vida de todos nós.” – Rita Faden, presidente da FLAD
“A ideia era criar um grande prémio que valorize, que destaque, que reconheça a importância do Desenho” – Mónica Careaga, diretora da Drawing Room.
O Prémio FLAD de Desenho é mais um passo na aposta da Fundação no apoio às artes, que pretende reconhecer o talento artístico em Portugal e apoiar os artistas promissores do nosso país. Este prémio terá periodicidade anual.
A área de produção artística escolhida foi o desenho, pela sua importante representação na Coleção de Arte Contemporânea da FLAD e por constituir uma expressão artística de relação muito íntima com o criador de arte.
A FLAD mantém a sua aposta no apoio às artes com o lançamento de um novo prémio dedicado ao desenho. Esta iniciativa tem como objetivo apoiar a produção e inovação artística em Portugal. As candidaturas estarão abertas entre 15 e 30 de junho.
Com o intuito de reconhecer o talento artístico em Portugal e apoiar os artistas promissores do nosso país, a Fundação lançou esta quinta-feira a primeira edição do Prémio FLAD de Desenho, que terá uma periodicidade anual.
A área de produção artística escolhida foi o desenho, pela sua importante representação na Coleção de Arte Contemporânea da FLAD e por constituir uma expressão artística de relação muito íntima com o criador de arte.
Prémio
O prémio tem o valor máximo de vinte mil euros (€ 20.000,00).
Perfil dos candidatos
Artistas na área do desenho.
Nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal há mais de 5 anos.
Com idade igual ou superior a 28 anos à data de candidatura.
Avaliação
O vencedor será selecionado após uma análise de candidaturas a duas fases:
1ª Fase: As candidaturas apresentação serão analisadas pelo júri que efetuará uma seleção de até 10 artistas finalistas. A decisão será anunciada aos candidatos até dia 15 de setembro de 2021.
2ª Fase: Do conjunto de artistas finalistas, apurados na 1ª fase, o júri internacional selecionará o vencedor, que será anunciado durante a Drawing Room Lisboa 2021, que terá lugar entre 27 e 31 de outubro de 2021.
Júri
As candidaturas serão analisadas por um júri, nacional e internacional, constituído por individualidades de reconhecida capacidade e experiência na área artística.
1ª Fase:
Rui Sanches, escultor e professor universitário.
Mónica de Miranda, artista, investigadora e fundadora do projeto Hangar.
Sandra Vieira Jürgens, crítica, historiadora de arte, editora e curadora.
Rui Gueifão, artista e crítico.
Filipa Nunes, gestora cultural e curadora.
2ª Fase:
Jorge Martins, artista.
Mónica Álvarez Careaga, diretora da Drawing Room Lisboa.
Representante da FLAD por designar.
Candidaturas
O prazo de candidaturas decorre entre 15 e 30 de junho de 2021.
As candidaturas deverão ser efetuadas online através do preenchimento de um formulário específico (disponível à data de candidatura, 15 de junho) e acompanhadas dos seguintes documentos:
CV do(a) candidato(a) em PDF.
Portfólio do(a) candidato(a) (máx. 25 páginas). Os candidatos que assim o pretendam podem também enviar o portfólio por correio para o endereço da FLAD (R. do Sacramento à Lapa 21, 1249-090 Lisboa).
Aconselhamos a leitura do edital deste concurso (Edital – Prémio FLAD de Desenho), onde poderá encontrar todos os detalhes sobre o prémio.
Acompanhe-nos através deste website e das nossas redes sociais para ficar a par do processo de seleção.
Creación, 08 nov de 2021
Últimos fallos y nuevas convocatorias: Velázquez, KBr Photo Award, Enate y Francesc Gimeno
Por Gustavo Pérez Diez
Tania Bruguera y Anastasia Samoylova, ganadoras del Premio Velázquez de Artes Plásticas 2021 y de la 1ª convocatoria del premio "KBr Photo Award" de Fundación MAPFRE, respectivamente.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España