Descripción de la Exposición
Apresentando-se como um retrato multidimensional, “Prazeres sob ocupação” é uma nuance sobre a capacidade que a humanidade tem de encontrar prazer no meio das circunstâncias difíceis que se vivem no Território Palestino Ocupado, em Jerusalém, e em Gaza. Balançando entre significados passivos e activos: o ser-se ocupado por Israel e o ocupar-se a si mesmo, alegre e desafiante, com passatempos, nos pequenos prazeres.
Mais de quatro milhões de palestinianos vivem na Cisjordânia (West Bank), em Gaza, e em Jerusalém Leste, onde a situação política condiciona os momentos mundanos do dia-a-dia. A mobilidade é limitada e a ameaça de violência paira sobre as pessoas. Os desejos pelos pequenos prazeres são fortemente reforçados por esta situação, e agudiza o sentido de humor quando nos deparamos com as absurdidades que emergiram ao longo destes quarenta e nove anos de ocupação.
Gaza é um lugar díficil para as mulheres. O cerco não afecta apenas a economia. Ele interpõe-se nos sonhos mais básicos e nos espaços onde, simplesmente, se quer estar. Apesar da devastação, prevalece um espírito de comunidade e de elegância. A vida continua e, dessa forma, também as tradições e o respeito próprio - resiste-se contra aceitar o sofrimento como uma coisa comum ou esperada.
Contra todas as circunstâncias, as mulheres continuam a cuidar das suas famílias, a lutar pela educação e a prosseguir as suas carreiras. TH
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España