Descripción de la Formación
A arte contemporânea como meio de expressão e comunicação é um instrumento heterogéneo, complexo e diversificado, pelo que se torna fundamental a aproximação técnica na interpretação da mensagem, assim como a compreensão e estudo da dinâmica material e técnica. Partindo do princípio que a matéria é o meio para comunicar e expressar é extremamente importante adquirir competências técnicas que permitam o entendimento da obra contemporânea na sua totalidade reflectindo-se numa documentação que funcione como meio que auxilie a permanência da obra de arte.
A pós-graduação em Estudos e Documentação da Arte Contemporânea pretende sistematizar e oferecer uma abordagem genérica relativa à diversidade conceptual, técnica e material da arte contemporânea, dotando os alunos, de uma base sólida de conhecimentos e capacidade interpretativa nas vertentes conceptuais, técnicas e materiais, através da análise das diferentes tipologias de criação artística contemporânea, assim como na aplicação de métodos e técnicas de documentação.
Com base na experiência de diversos especialistas e profissionais, tenciona oferecer uma formação que exponha a dinâmica e a diversidade presente na arte contemporânea, complementada por uma abordagem técnica que auxilie a eleição dos métodos e técnicas de documentação coerentes com a conceitualidade e materialidade expressas em cada criação artística contemporânea.
O curso prevê a participação de diversos convidados nacionais e internacionais que através de seminários especializados constituirão um complemento na formação pelo contacto com a realidade profissional, aliando também a possibilidade de realizar visitas relevantes para a aquisição de conhecimentos.
Caraterísticas a destacar:
Única oferta formativa no país
Abordagem científica ao estudo e documentação da arte contemporânea
Articulação com o Mestrado de Conservação e Restauro de Bens Culturais, com o qual partilha algumas unidades curriculares, bem como com o Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas, com o qual partilha uma unidade curricular e algumas sessões de Seminário, promovendo desta forma uma interdisciplinaridade única
Ligação às instituições da cidade, que pode ser aprofundada com a realização dos seminários
Parceria com a Fundação de Serralves
NOTA: Atendendo à situação de pandemia e à imprevisibilidade da sua evolução, os programas da Escola das Artes para o ano letivo 2020/21 sofrerão adaptações quanto à forma da sua frequência - à distância, presencial ou mista - cumprindo rigorosamente todas as orientações da DGS. No entanto, previlegiar-se-á claramente, sempre que possível, o regime presencial.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España