Descripción de la Exposición
O artista João Castilho apresenta na Zipper Galeria a exposição 'Porcelana e Vulcão'. A mostra reúne uma série de novas obras que continuam e aprofundam sua pesquisa conceitual e formal no campo da fotografia e do vídeo, e trás novas obras de uma vertente recente de sua produção, de inspiração escultórica.
As obras reunidas nessa exposição gravitam em torno das idéias e imagens que emanam dos materiais apontados no título. Obras entre a leveza e delicadeza da porcelana e o peso e fúria do vulcão. Entre quietude e agitação, entre calma e violência.
A exposição traz uma série de trabalhos que através de atos e gestos apontam para uma vontade de ruptura com a permanência vigente das coisas e dos seres no mundo. Mas a angustia da estagnação não é um estágio que possa ser vencido com facilidade, é um estado permanente, um pântano.
Na foto instalação "Corte" (2015), dezenas de fotografias de tamanhos variados mostram fendas, fissuras e cortes em esculturas de ferro. A escultura em resina "Cão" (2015) mostra um cachorro tentando morder a própria calda. O vídeo "Alvo" (2015) mostra um suporte atingido por várias flechas simultaneamente. A colagem "Dinheiro Pintado" (2015) mostra um grupo de notas de 10 reais que foi manchada, e por isso inutilizada, pela tinta que sai de um caixa eletrônico quando este é violado numa tentativa de roubo. O grupo de esculturas em cerâmica "Irreversíveis" (2014) mostra três jabutis posicionados de cabeça para baixo e uma foto da série "Zoo" (2014-2015) mostra uma arara vermelha numa sala de estar.
Os trabalhos de João Castilho tem inspiração na literatura, na arte, na cultura popular, na atualidade e em sua própria história oscilando entre a memória pessoal e coletiva. João explora temas existenciais e políticos da vida e da morte, do bem e do mal, da inocência e da culpa, da pulsão e do medo.
Exposición. 09 ene de 2025 - 14 feb de 2025 / Galeria Leandro Navarro / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España