Descripción de la Formación
Estão abertas as inscrições para os cursos de artes visuais do Atelier Helena Lopes. A partir de 4 de agosto serão oferecidas turmas de História da Arte, com o professor e historiador Carlos Silva e a artista visual Helena Lopes, e de desenho e expressão artística, com os artistas visuais Adriana Vignoli e Matias Mesquita. As aulas presenciais acontecem nos três turnos: manhã, tarde e noite. Com atividades teóricas e práticas, os cursos são voltados a todos os públicos interessados em ampliar seus conhecimentos em arte contemporânea.
Por dentro da paisagem | com Carlos Silva e Helena Lopes
O minicurso oferece a possibilidade de imersão na paisagem pela teoria e pela prática. Por um lado, acompanha-se os desenvolvimentos históricos e teóricos da apresentação da paisagem como tema para as artes visuais e, por outro, vivencia-se a expressão artística na produção de exercícios de paisagem a partir de múltiplas técnicas. Os professores abordarão temas referentes à cultura, ao contexto social e à perspectiva, fornecendo uma gama vasta de informações sobre a imagem e sobre a produção da imagem. Aspectos da história da paisagem e de algumas técnicas de produção de paisagem serão apresentados ao longo dos encontros, distribuídos entre atividades teóricas e práticas, de modo a garantir um percurso de imersão dinâmico, diversificado e instigante. Assim, atualiza a tradição relativa aos assuntos relacionados à concepção de lugar, de espaço e de localização do ser em meio a isso tudo.
Com 20 horas/aula, o curso “Por dentro da paisagem” proferido pelo historiador da arte e curador Carlos Silva e a artista visual Helena Lopes acontece de 8 de agosto a 22 de setembro. Com aulas às quartas-feiras, o curso será oferecido em dois turnos: À tarde, das 14h30 às 17h; e à noite, das 19h às 21h30. Valor: R$ 990,00; podendo ser pago em duas vezes. Público-alvo: Pessoas que tenham interesse em paisagem e arte contemporânea. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail atelierhelenalopes@gmail.com ou pelo telefone (+55 61) 99974-4454. Para mais informações: www.atelierhelenalopes.com.br.
Desenho e Expressão | com Adriana Vignoli e Matias Mesquita
O curso “Desenho e Expressão” oferecido pelos artistas visuais Adriana Vignoli e Matias Mesquita proporciona vivências imersivas no desenho para o desenvolvimento de estilos pessoais. Os artistas residem em Brasília e possuem carreira profissional estabelecida e reconhecida. O desenho é uma atividade diária no Atelier, para se pensar e produzir obras. O curso, por meio de exercícios criativos, oferece condições básicas para um mergulho profundo no desenho, como linguagem específica da expressão artística. Esse é um curso para iniciantes e iniciados que queiram desenvolver, aprofundar e aprimorar técnicas de desenho. Serão apresentadas escolas tradicionais e tendências experimentais que ampliam a noção comum de desenho. O curso introduz conceitos sobre arte contemporânea para que os integrantes se valham dessas vivências em suas próprias expressões artísticas.
Com carga horária de 28 horas/aula, serão oferecidas duas turmas: A primeira começa no dia 24 de agosto e segue até o dia 12 de outubro, às terças-feiras, das 8h30 às 12h; a segunda turma começa no dia 26 de agosto e segue até o dia 14 de outubro, às quintas-feiras, das 18h às 21h30. Valor: R$ 990,00; podendo ser pago em duas vezes. Público-alvo: Alunos de artes e iniciantes. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail atelierhelenalopes@gmail.com ou pelo telefone (+55 61) 99974-4454. Para mais informações: www.atelierhelenalopes.com.br.
Sobre os professores
Adriana Vignoli (1981) vive e trabalha em Brasília. Sua pesquisa envolve fotografia, desenho e escultura. Seu processo criativo parte da construção de objetos geométricos dispostos no espaço em estruturas de tensão e equilíbrio. Ela propõe obras que têm vida própria e se modificam lenta e continuamente. Interessa a ela provocar o observador a experimentar o tempo como um fluxo contínuo, indissociável em passado, presente e futuro. Em 2021, Adriana Vignoli participa da Residência Artística Internacional no Pivô em São Paulo. Em 2020 foi selecionada para integrar a Residência Artística Internacional no Hangar em Lisboa, Portugal, e recebeu o Prêmio Nacional de Exposições do TCU em Brasília. Em 2019, participou de uma exposição coletiva internacional na Fundación Klemm, Buenos Aires. Em 2016, foi artista indicada para o Prêmio PIPA. Recebeu o Prêmio Nacional da FUNARTE de Arte Contemporânea, 2015. Entre 2013 e 2014, expôs na Nassauischer Kunstverein de Wiesbaden e na Hochschule für Bildende Künste Dresden.
Carlos Silva nasceu em 1963 em Barretos (SP). Vive e trabalha em Brasília desde 1982. Atua como artista visual, historiador, mestre em arte, especialista em psicologia e educação, professor, curador independente, crítico, coordenador de cursos livres e programas educativos em artes visuais, diretor de galeria, consultor, diretor de criação. Foi membro do Conselho de Cultura do DF e professor do Departamento de Artes da UnB. Como curador e assistente, assinou “suspensões”, “a seco”, “fora do lugar” e “100 anos de Athos Bulcão”. Participa de exposições individuais e coletivas. Atua na interface entre arte, história, literatura, psicanálise e filosofia. Publica textos técnicos e poéticos com frequência.
Gravurista, desenhista, pintora, Helena Lopes está sempre aberta a experimentos com materiais e formas que geram magníficas texturas e volumes. Tecidos, tintas e fios são materiais presentes em sua obra, que faz parte de importantes acervos em São Paulo, Santa Catarina, Brasília e Essex, Grã-Bretanha. Em 1984, esteve na Faculdade de Artes de Brasília e, desde então, participou de exposições em Buenos Aires, Lisboa e Colchester. Helena Lopes mora em Brasília desde 1974, e é fundadora e curadora do Atelier Helena Lopes, um espaço de vivências presenciais e remotas para artistas e interessados em arte em geral.
Matias Mesquita graduou-se em Desenho Industrial / Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) em 1998. Em 2009 passa a frequentar a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, iniciando de fato sua carreira como artista plástico. Desde 2011, participa de exposições coletivas em locais como Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Phoenix / EUA. Com exposições individuais n'A Gentil Carioca (RJ), na Zipper Galeria (SP), na Referência Galeria de Arte (DF) e na Matias Brotas Arte Contemporânea (ES). Sua produção está no acervo de museus do Brasil como o Museu Nacional de Belas Artes (RJ), o MAR – Museu de Arte do Rio (RJ) e o Museu Nacional da República (DF). Mora em Brasília desde 2013, onde foi co-fundador do Elefante Centro Cultural, espaço de arte autônomo de Brasília que encerrou suas atividades em 2019.