Descripción de la Exposición
Inaugura, no dia 4 de novembro, entre as 18h e as 21h, a exposição individual de Ivo Bassanti na Casa da Liberdade - Mário Cesariny, em Alfama. Com a presença do artista, existirá ainda uma visita guiada realizada por Carlos Cabral Nunes, curador da exposição.
No dia em que se assinalavam os oito anos da Casa da Liberdade - Mário Cesariny, dia 2 de novembro, ocorreu a antevisão da primeira mostra individual do artista Ivo Bassanti. Com enorme sucesso, contou com a presença do artista e de um magnífico vj set de Astronauta Mecânico.
PopArt & Freedom, vem na sequência dos 15 anos desde a última exposição de Mário Cesariny, em vida, acompanhado por Cruzeiro Seixas e Fernando José Francisco, em 2006, na Perve Galeria, dia em que a Casa da Liberdade - Mário Cesariny inaugurou. Ir-se-à, ainda, assinalar, no dia 26 de novembro, a morte do poeta e pintor surrealista, dando seguimento à exposição de Ivo Bassanti.
O artista fez parte do Ciclo de Celebração do Centenário de Cruzeiro Seixas, tendo inclusive sido realizadas obras colaborativas entre este, e outros dois artistas - Javier Félix e Ivan Villalobos, em formato "Cadravre Exquis", processo privilegiado por Cruzeiro Seixas que remonta ao princípio do século XX, com o surgimento do movimento Surrealista francês liderado por André Breton, realizadas em residência artística durante o mês de maio na Perve Galeria.
Ivo Bassanti frequentou a Escola Artística António Arroio, tendo, em 2007, ingressado na Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, onde não esteve muito tempo, por sentir que o regime académico o completava, enquanto artista. Exótico, dadaísta, hiper-criativo e prolífico, é o paradigma do artista que transforma em arte tudo o que toca, materializando o seu talento em diversas áreas, como pintura, desenho, escrita, música, performance, fotografia, vídeo, têxteis, serigrafia, pintura mural, instalação e culinária. Tem um especial gosto pela cor, visível nas suas obras, que materializam imagens livres. A sua obra reflete uma visão psicadélica do mundo, inspirada na PopArt, com um pendor em narrativas autobiográficas de natureza essencialmente intuitiva, remetendo também o foco para questões de identidade de género.
Com Pedro Amaral desenvolveu o projeto coletivo BorderLovers, que mais recentemente realizaram uma instalação «100 nadas perfeitos», in situ, na exposição «Um Passo à Frente», inserida no Ciclo de Comemoração do Centenário de Cruzeiro Seixas. Esteve ainda presente na JustMad 2021, feira de arte em Madrid.
Celso Martins, crítico de arte, descreveu a obra de Ivo Bassanti, no prefácio do livro «Gifts From Where I’ve Been», de 2009, da autoria do artista, da seguinte forma: «Seja no espaço estático e modular de um salão ou no trânsito abstrato onde figuras e sinais se misturam, a pintura de Ivo Moreira prolonga a viagem, uma vez que é uma viagem em si mesma, tanto para os enredos da memória como para os territórios à deriva do desejo, e nesse sentido é sempre uma encruzilhada entre os tempos e uma promessa de futuro.»
A exposição reflete um projeto curatorial de Carlos Cabral Nunes que vai ao encontro da obra de Ivo Bassanti, respeitando a forte influência do movimento POP e da cultura de liberdade expressa nas cores intensas e nas diversas narrativas neo-libertárias presentes nas obras expostas.
PopArt & Freedom, cuja inauguração é no dia 4 de novembro às 18h na Casa da Liberdade - Mário Cesariny, que prevê ser um momento de entusiasmo cromático e humor livre, estará patente até 21 de janeiro, de 3.ª a sábado, das 14h às 20h.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España