Descripción de la Exposición
"Poems for Tourists" apresenta um conjunto de obras novas de Pedro Barateiro em escultura, desenho, som e performance. Sobre a exposição o artista escreveu o seguinte: “Poems for Tourists" é uma exposição que fiz para uma cidade em transformação e para as pessoas que nela se transformam. É uma exposição muito pessoal. Voltei a ter vontade de apresentar desenhos, apesar de me sentir demasiado exposto quando o faço, porque os desenhos são como cartas ou mensagens ao mundo, ao meio ambiente, à natureza e aos seres que nele habitam. Voltei a um tema que existe desde sempre no meu trabalho: a paisagem, a linha do horizonte, a opressão na representação, a tentativa de fuga e a procura pela liberdade pessoal e coletiva, os limites da linguagem, o político. Parecia-me necessário revelar algumas coisas, ser directo e puder falar sem escrever ou fazer um manifesto longo. Nos desenhos isso acontece de uma forma natural. O acto de desenhar requer estar presente, sem afastamento, ou apenas a distância entre mim e o papel. E ali fica tudo inscrito. Vivemos um tempo de discursos que são muito centrados na forma, e interessa-me questionar o que está por detrás desse excesso de representação, do esvaziamento que pode produzir. As minhas preocupações continuam as mesmo de sempre: o que podem a arte e o artista fazer em tempos de mudança radical e paradigmas sociais e políticos, face à crescente colonização da linguagem e dos gestos humanos e não-humanos no quadro de um neoliberalismo global e digital.
"Poems for Tourists" presents a set of new works by Pedro Barateiro using sculpture, drawing, sound and performance. About the exhibition, the artist wrote the following: “Poems for Tourists" is an exhibition I made for a city in transformation and for the people who are transformed in it. It is a very personal exhibition. I felt like showing drawings again, despite feeling too exposed, because drawings are like letters or messages to the world, the environment, nature and the beings that inhabit it. I returned to a theme that has always existed in my work: the landscape, the horizon, oppression in representation, the attempt to escape and the search for personal and collective freedom, the limits of language, the political. It seemed necessary to me to reveal some things, to be direct and to be able to speak without writing or making a long manifesto. In drawings this happens in a natural way. The act of drawing requires being present, without distancing, or just the distance between me and the paper. And there it is all inscribed. We live in a time of discourses that are very centered on form, and I am interested in questioning what is behind this excess of representation, the emptying it can produce. My concerns remain the same as ever: what can art and the artist do in times of radical change and social and political paradigms, in the face of the growing colonization of human and non-human language and gestures within the framework of global and digital neoliberalism.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España