Descripción de la Exposición
Toda a linguagem é metafórica. A exposição “Poemário do Olhar” mais não é que uma metáfora do olhar. O milésimo de segundo do clique dá lugar a uma memória sem tempo, o espaço deixa-se apreender e adquire novas dimensões. Tal como na poesia, existem ritmos e vivências invisíveis em cada linha, podemos demorar-nos ou avançar sem hesitar, devorando ávida e superficialmente tudo o que nos é narrado. A materialização de imagens que habitam o espaço digital surge como uma resposta à necessidade de contrariar a voracidade dos dias, a forma como serão apreendidas está intrinsecamente ligada ao que somos e à forma como escolhemos ver.
Marta Ferreira nasceu junto ao mar e emancipou-se rumando para terras montanhosas. O design e a fotografia misturam-se no seu percurso de vida. Em 2014, junto ao mar, surgiram instantaneamente os primeiros registos no Instagram - @martanferreira. Tem uma inclinação natural para um registo minimal procurando a simplificação da narrativa visual. Esta inclinação acaba por funcionar como um desafio pessoal. Percorrer o mundo sem cair em excessos visuais, mantendo uma limpeza formal, acaba por ser um exercício mais complexo do que aparenta ser. Cerca de 700 fotos depois continua a partilhar os seus registos com quem a quiser seguir.
Em 2019, Marta foi distinguida como a melhor instagrammer portuguesa nos prémios Insties Gerador, os prémios que distinguem quem mais se destaca no Instagram em Portugal.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España