Descripción de la Exposición
O fascínio pelos retratos e a curiosidade por rostos desconhecidos inspiraram a exposição Pintura – ou a Fotografia como violência, do artista Éder Oliveira que ocupa a Galeria Genesco Murta entre os dias 12 de maio e 13 de agosto.
A exposição contemplada pelo Edital de Ocupação de Artes Visuais da FCS é dividida em 9 séries que evidenciam como a vasta população paraense, amplamente negra e mestiça, muitas vezes, é relegada às páginas policiais.
A pesquisa evidencia como a estrutura dos cadernos de crime dos jornais torna as imagens das pessoas meras ilustrações. Primeiramente, o artista realiza o estudo de uma imagem específica impressa no jornal, seja o retrato de um indivíduo ou um clique de um grupo de pessoas. Após a escolha, Éder parte para a representação e ressignificação dessa imagem, utilizando técnicas de pintura, como óleos sobre tela, aquarelas e pintura mural.
As séries Arquivamento, Pintura mural, Fotografias Intervenções, Cenas singulares, Monocromos, Autorretrato vermelho, Galeria de Gatunos e Páginas vermelhas, evidenciam como a vasta população paraense, amplamente negra e mestiça, muitas vezes, é relegada às páginas policiais.
Muito além de retratarem apenas rostos sem nome, as pinturas instigam o visitante a enxergar essas figuras fora do contexto em que vivem. Permitindo que elas deixem uma situação de vulnerabilidade ou crime e assumem um protagonismo artístico.
Exposición. 09 ene de 2025 - 14 feb de 2025 / Galeria Leandro Navarro / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España