Descripción de la Exposición
Exposição sobre alterações climáticas, com artistas sul-africanos, estreia na Perve Galeria / aPGn2, em Alcântara
Tendo “As Tentações de Santo Antão”, de Hieronymus Bosch como ponto de partida para uma reflexão sobre o estado do mundo, os artistas Sul-africanos Beezy Bailey (1962) e Stuart Dods (1995), apresentam uma mostra inédita na Perve Galeria / aPGn2, em Alcântara, a inaugurar no próximo dia 15 de maio, entre as 17h e as 20h.
Intitulada “Pilipili - Worlds on Fire”, a exposição apresenta obras individuais e colaborativas dos dois artistas, que aí exploram os modos de resiliência das paisagens urbanas, apelando à ação contra as alterações climáticas mediante uma consciência partilhada e reflexão coletiva.
Beezy Bailey é um artista multidisciplinar que tem realizado várias exposições individuais e participado em numerosas exposições coletivas em todo o mundo. Ao longo dos anos, o artista tem colaborado e exposto com vários artistas de renome, como Zwelethu Mthethwa, David Bowie, Brian Eno ou Dave Matthews. Segundo Bailey, a sua criação artística assume-se "como um bálsamo para um mundo louco - um corretivo para as nossas qualidades humanas mais lamentáveis, incluindo um planeta brutalizado por extremos de riqueza e pobreza, ignorância ambiental e negligência".
A parceria da Perve Galeria com Beezy Bailey remonta a 2016, altura em que apresentou a exposição "O Som da Criação". Originalmente concebida para ser exibida no Conservatório de Música de Veneza e apresentada durante a Bienal de Veneza, este trabalho colaborativo surgiu da sinergia criativa entre Beezy Bailey e Brian Eno. Apresentando um conjunto diversificado de pinturas complementadas por composições musicais personalizadas, a exposição foi meticulosamente adaptada para a apresentação em Portugal, em 2016, seguida de apresentações na London Art Fair em 2017 e, mais recentemente, em 2024.
Prosseguindo esta parceria, a galeria apresenta agora a estreia em Portugal da colaboração entre Beezy Bailey e o jovem artista Stuart Dods, que mantêm uma relação profissional e de amizade desde 2018.
Stuart Dods, pintor, escultor, músico e fotógrafo, renunciando a uma educação formal e tradicional em Belas-Artes, tem procurado inspiração e liberdade de aprendizagem entre os seus pares artísticos, realizando também um percurso sob a mentoria de artistas estabelecidos como Beezy Bailey ou Niël Jonker.
A sua prática artística de é marcada pelo crescimento em Hermanus, cidade na costa sul da província do Cabo Ocidental da África do Sul, onde testemunhou a vivência diária da classe trabalhadora, desde pescadores, trabalhadores da construção civil, ou proprietários de pequenos negócios.
“Pilipili - Worlds on Fire”, inspirada nos sabores tentadores do frango piri-piri de Moçambique e nas suas ligações culturais, é o culminar do percurso, individual e colaborativo, destes dois artistas. Patente até 29 de junho, nela convergem diferentes disciplinas artísticas, assistindo-se à diluição das fronteiras entre a pintura, a escultura, a gravura e a performance.
No centro da exposição encontram-se as representações de Beezy Bailey dos icónicos trípticos do pintor brabantino dos séculos XV e XVI, Hieronymus Bosch, “Jardim das Delícias Terrenas”, realizado entre 1503 e 1515, atualmente em exposição no Museu do Prado, em Madrid, e “Tentações de Santo Antão” (c.1500), em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
A invocação ao universo pictórico de Bosch, às suas representações surreais do céu e do inferno, dá-se também mediante a realização, no dia da inauguração da exposição, da performance "War and Peace", de Beezy Bailey. Segundo o artista, “Estamos a viver numa época muito parecida com a de Bosch, 500 anos depois”. Nesta performance, em apenas quatro minutos, o artista procura transportar o espetador para um reino onde o caos e a tranquilidade colidem, desafiando-o a confrontar questões essenciais que estão no cerne da existência humana.
A par de obras individuais, como pequenos óleos sobre madeira e os trípticos de Beezy Bailey, ou pinturas e gravuras de Stuart Dods, estarão também em exposição obras realizadas colaborativamente pelos dois artistas, como as paisagens abertas de “visão dupla”. Nestas, cada um dos artistas realiza a sua representação pictórica da mesma paisagem, confrontando o espectro iminente das alterações climáticas e captando a beleza fugaz do mundo em fluxo vertiginoso. Ao pintarem lado a lado, as suas telas tornam-se janelas para uma consciência partilhada, convidando os espetadores a contemplar a fragilidade do nosso planeta e a necessidade urgente de uma ação coletiva.
Especificamente para esta exposição em Lisboa, os dois artistas estão também a realizar colaborativamente uma série de esculturas, compostas por objetos encontrados e recolhidos em Lisboa e Sintra. Cada um destes objetos conta uma história de resiliência e transformação face às paisagens urbanas, que é assim incluída na narrativa expositiva.
A exposição marca uma nova fase na história da aPGn2 - a PiGeon too, em Alcântara, segundo espaço da veterana Perve Galeria, que visa apresentar projetos expositivos alternativos. Se até aqui a mesma era visitável apenas mediante marcação, passa agora a ter um horário fixo de abertura ao público, de quarta-feira a sábado, das 11h às 19h.
De modo excecional, durante a semana da arte de Lisboa, de 21 a 26 de maio, a Perve Galeria em Alfama e a aPGn2 em Alcântara terão horários especiais, estando abertas ao público das 11h às 20h, incluindo o domingo, e no sábado, dia 25, das 10h às 20h. Nesse âmbito, Beezy Bailey realizará novamente a performance "War and Peace" na galeria aPGn2, no dia 21 de maio, como parte da "Performance Party" promovida pela galeria, entre as 19h e as 21h, em antecipação à ARCOlisboa, onde a Perve Galeria estará presente de 23 a 26 de maio, com uma mostra dedicada à arte moçambicana, apresentando obras de Ernesto Shikhani, Reinata Sadimba e Teresa Roza d’Oliveira.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España