Descripción de la Exposición
Algumas pessoas poderão associar o barro, a olaria e a cerâmica à tradição, e a tradição ao passado. Alguns poderão associar tecnologia, comunicação digital e bancos de dados com o novo, e o novo com o futuro. E se o futuro for uma tecnologia tão antiga e peculiar como o barro? E se afinal o barro for uma matéria que permanentemente se autorrenova e dá ao tempo as suas imprevisíveis configurações? E se o barro for o futuro e o futuro for o barro?
E se os pés de barro apenas revelam vulnerabilidade por o resto do corpo ser constituído por um material diferente? E se na verdade os pés de barro enraízam pessoas na terra, ligando-as através do mesmo material? E se os pés de barro forem uma forma de estabelecer uma comunicação pós-tecnológica, que não requer redes ou cabos? Apenas os nossos muitos, um, dois, oito, vinte pés e algum barro?
Estas são algumas das questões e enigmas que as curadoras Chus Martínez (curadora, historiadora de arte, escritora e diretora do Art Institute da FHNW Academy of Art and Design Basel) e Filipa Ramos (escritora, curadora da secção de filme da Art Basel e uma das curadoras da última edição do Fórum do Futuro) puseram em foco, reunindo para isso um conjunto de artistas que têm usado o barro, a olaria e a cerâmica para imaginar, projetar e moldar o mundo em que vivem.
Actualidad, 19 jul de 2021
Por Gustavo Pérez Diez
Desde grandes individuales como la de la argentina Vivian Suter, comisariada por Manuel Borja-Villel, a proyectos recién comisionados del colombiano Mateo López, pasando por la primera muestra institucional y antológica ...
Actualidad, 22 jun de 2021
#Loquehayquever en Portugal: dúos y diálogos en el Serralves, Berardo y Chiado
Por Gustavo Pérez Diez
El Museu Serralves presenta la más completa exposición dedicada hasta la fecha a João Maria Gusmão y Pedro Paiva.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España