Descripción de la Exposición
Pedro Calapez ocupa, a pariir de 7 de Outubro e até 16 de Janeiro de 2022, o espaço das exposições temporárias do Piso 1 da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva apresentando Perto da margem, mostra que é comissariada por João Pinharanda e que integra obras realizadas em diversos suportes e técnicas, na sua maioria inéditas e datadas de 2018 a 2021. A exposição tem o apoio mecenático da Fundação Vítor e Graça Carmona e Costa.
Algumas das obras apresentadas têm carácter de instalação dialogando explicitamente com os cinco espaços de apresentação. E todas reflectem os temas que o ar@ista vem desenvolvendo ao longo de 40 anos de trabalho, «obcecado pelos diferentes modos e espaços do olhar»* mas igualmente pela discussão dos limites tradicionais do quadro, superfície normalmente rectangular e que, colocada numa parede, abriu, desde o século XV, «uma janela para um mundo imprevisível apresentado ao espectador»*.
É permanecendo, e reflexivamente saindo desse espaço convencional, que as obras de Calapez conquistam as suas formas e se expandem perante o olhar de quem as observa. Por um lado, Calapez desvenda territórios «no contínuo descobrimento de si próprio»*; por outro, o espectador, solicitado pela desmultiplicação das formas, das cores, das matérias, pelas coincidências e descoincidências entre forma-suporte e cor, entre suporte e espaço, é conduzido a meditar sobre o que vê e sobre as condições plásticas e espaciais que proporcionam esse exercício.
*de um texto do artista.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España