Descripción de la Exposición
A Fortes D’Aloia & Gabriel tem o prazer de apresentar Persona, a primeira exposição individual de Gokula Stoffel desde o anúncio de sua representação pela galeria. A mostra reúne 18 obras que revelam uma forte inquietação e subjetividade. Trabalhando na escala íntima de obras que cabem nas mãos até grandes formatos, a artista explora desde o gênero clássico da pintura em óleo sobre linho a esculturas de resina e biscuit, incluindo também uma prática de tecelagem e assemblage de tecidos.
Num modus operandi oposto à linearidade, Gokula sobrepõe pensamentos e humores à medida que combina materiais de naturezas distintas. Em Meditação, 2021, por exemplo, uma mão de biscuit é inserida na tecelagem de corda, que por sua vez adquire planos de cor com o uso de lã colorida entrelaçada na trama de sisal tecida organicamente. Após dias de observação, o conjunto ganha pernas de arame, roupas e um sugestivo perfil pintado a óleo; um corpo que toma forma enquanto reforça um embaralhamento entre paisagem e figuração.
A exposição resulta desse processo empírico caro à artista, que desenvolve grande intimidade com os materiais e suas possibilidades no trabalho cotidiano do ateliê. Na pequena pintura Suspense, 2020, pinceladas rarefeitas imprimem a imagem de um rosto que parece estar entre a tensão, a melancolia e a expectativa. Já Concha e falo, 2021, é uma escultura de parede que traz a manualidade como elemento central, formando dobras nas quais percebe-se protuberâncias e profundezas impressas com a força dos dedos da artista.
A exposição é acompanhada de um texto crítico do curador Ricardo Sardenberg.
Gokula Stoffel (Porto Alegre, 1988) vive e trabalha em São Paulo. Entre suas principais exposições individuais estão: Para-Sol, Pivô (São Paulo, 2018); Alvorada de Vênus, Auroras (São Paulo, 2018); e Madona Ansiosa, Fortes D’Aloia & Gabriel | Galpão (São Paulo, 2017). A artista participou de diversas mostras coletivas, incluindo: Nightfall, curadoria de Fernanda Brenner, Milovan Farronato e Erika Verzutti, na Mendes Wood DM (Bruxelas, Bélgica, 2018); e Abre Alas #12, curadoria de Adriana Varejão, Paula Borghi e André Sheik, em A Gentil Carioca (Rio de Janeiro, 2016).
Actualidad, 28 jun de 2021
#Loquehayquever en Brasil: Erika Verzutti, Regina Vater y Beatriz Milhazes en el MASP
Por Gustavo Pérez Diez
El MASP presenta la primera exposición de la artista paulista Erika Verzutti en un museo brasileño, reuniendo 79 obras producidas entre 2003 y 2021.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España