Descripción de la Exposición
A produção atual de Claudia Hamerski está concentrada nos processos de deslocamento pela cidade, relação entre fotografia e desenho, alteração de escalas, relações de localização e a insubordinação da paisagem ao arquitetonicamente instituído, e imbricações no processo criativo em desenho. Nesse sentido, o olhar para o processo, os elementos de invisibilidade, as oposições periferia e centro, a ressignificação de elementos, a ideia de lugar e atenção para o que está à margem têm feito parte do pensamento e produção da artista e ganham destaque na exposição.
O foco central da exposição da artista, entre outras referências, teve como inspiração a leitura do livro do autor Yi-Fu Tuan sobre espaço e lugar. “As relações que vejo e que me fizeram pensar esse título, O lugar costuma ser o centro, dialogam com alguns pontos que me interessam, referentes a questões do trabalho. Na exposição estão contemplados desenhos a partir de registros feitos em Seberi, Porto Alegre e possivelmente na área próxima ao Instituto, três lugares estabelecendo relações/vivências diferentes para mim”, afirma Claudia.
Para a exposição o lugar costuma ser o centro, Claudia Hamerski apresenta novos desdobramentos e abordagens em seu corpo de obra, agora mais colorido e ligado a uma ideia de origem e identidade. A fundamentação no desenho permanece, mas a investigação da paisagem lateral, periférica e menor, além de um comportamento multifacetado em termos de linguagem, podem ser destacados. O processo como dado basilar e disparador de configurações outras, tanto conceituais como plásticas, não pode ser esquecido.
“A estreia da artista gaúcha em individuais em São Paulo notadamente surpreenderá quem a conhece apenas pelo virtuosismo dos grandes trabalhos em PB, que a fizeram reconhecida inclusive com premiações, como o Açorianos (categoria desenho), em 2016”, ressalta Mario Gioia.
Com organização e curadoria de Mario Gioia , o projeto Perímetros visa aproximar artistas emergentes de produção consistentes fora do eixo Rio-São Paulo ao circuito paulistano através de exposições individuais. A seleção de artistas busca variedade de linguagens, origens e abordagens, porém sempre dando prioridade ao ineditismo e verticalidade do que é exposto.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España