Descripción de la Exposición
A Galeria Athena tem o prazer de apresentar no dia 13 de fevereiro, a partir das 19h, a exposição individual Pele fera de Desali. Conhecido por promover o intercâmbio entre as ruas e os espaços expositivos, o artista mineiro desloca sua pesquisa iniciada em Resende (RJ) na residência artística do SILO Arte e Latitude Rural, em 2019, para a Galeria Athena. A exposição terá cerca de 15 pinturas realizadas sobre suportes variados e uma vídeoinstalação, que dão luz à investigação conceitual e formal realizada por Desali.
Nascido e criado no Bairro Nacional, periferia de Contagem (MG), Desali explora o seu entorno e vivência urbana de diversas maneiras. Na série de pinturas apresentadas na exposição, o artista usa como suporte telas e pequenos painéis de madeira que são confeccionados por ele a partir de tábuas de caixas usadas para o transporte de frutas e legumes. Desali tem como temática os retratos de amigos e vizinhos próximos que, quando deslocados do seu cotidiano para representação pictórica, eles alcançam visibilidade em outras contextos sociais, como em Em sua maioria, Como um soldado e De que lado, obras inéditas que participarão da exposição.
A vídeoinstalação Projeto Óleo de Tijolo: Lamarca Coletas, resultado de sua pesquisa feita em sua residência artística é inspirada na história do Capitão do Exército e Guerrilheiro Carlos Lamarca e sua famosa ação dos Grupos Rurais de Guerrilha. A situação política atual brasileira alavancou um resgate da história desse personagem emblemático, que foi um militar desertor e um dos líderes na luta armada contra a ditadura militar instaurada em 1964. A vídeoinstalação, que já foi exibida no Festival Novas Frequências em Barra Mansa e Resende, cidades com forte presença militar, será mostrada pela primeira vez no Rio de Janeiro.
O título da exposição Pele fera sonoramente nos remete a palavra periferia que evidencia esse movimento de fora para dentro da galeria que alimenta a obra de Desali e pretende aproximar os diferentes mundos e grupos sociais.
Desali é formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard, Universidade do Estado de Minas Gerais (2009). Realizou as exposições individuais “Alicerce”, Galeria de Arte Sesiminas, Belo Horizonte (2013); “Vulgo. Lembra- se da grande mesa na sala de jantar”, Galeria Mari’Stella Tristão no Palácio das Artes, programa ARTEMINAS e participou também de coletivas como: “Mostra Curtocircuito”, SESC Palladium, Belo Horizonte (2016) e SIMBIO, Palácio das Artes, Belo Horizonte (2016). “Sangue de bairro” em conjunto com A onso Uchoa, fez parte do segundo programa de exposições do CCSP 2017 em São Paulo (2017). Foi selecionado para o 32o Salão de Arte do Pará (2013) e para as residências “Dispositivo móvel”, JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, Nova Lima – MG (2015) e AGORA – International Art Action, Bela Crkva – Sérvia (2016). Algumas de suas obras foram adquiridas pelo Centro Cultural São Paulo (CCSP), para a coleção “Arte da cidade”. Indicado ao prêmio PIPA em 2017 e 2018.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España