Descripción de la Exposición
KUNSTHALLE São Paulo convida o arquiteto Bruno de Almeida para apresentar na Vitrine a instalação site-specific «Passivity Line», o primeiro trabalho da série «Estruturas Supra-individuais», com a qual ele descortina mecanismos de controle e subjugação que pairam subliminarmente sobre o indivíduo.
«Estruturas Supra-individuais» aborda, por um lado, as estruturas regradas e repetitivas que nos são impostas pela sociedade, e por outro, os dispositivos arquitetônicos que são projetados para induzirem a determinados comportamentos. Ambos tipos de mecanismos, explorados por esta série de trabalhos, exercem um impacto físico e cognitivo sobre o indivíduo, tornando gradualmente sua postura linear, previsível e complacente.
«Passivity Line» é uma instalação que reflete sobre a vigilância exercida pelo imenso número de câmeras que nos filmam diariamente. Uma televisão colocada no centro da vitrine principal mostra a cada dia um novo vídeo que foi gerado pela câmera de segurança do local de trabalho de Bruno de Almeida, mostrando sua rotina de trabalho durante todo o período da exposição. Isto faz com que a instalação adquira um desenvolvimento temporal que só é perceptível para quem passa diariamente pela vitrine. As imagens possuem um mesmo enquadramento estático, o que provoca uma falsa sensação de repetição. A descoberta das diferenças sutis entre os vídeos acentua o próprio caráter repetitivo da rotina de quem repetidamente passa por este local.
Por outro lado, essa repetição do percurso do transeunte é enfatizada através da gravação de seus movimentos, que são reproduzidos com um pequeno atraso em um segundo monitor - colocado no outro extremo da fachada da KUNSTHALLE São Paulo - permitindo que a pessoa veja a si própria em um instante anterior.
O que une as duas vitrines é uma faixa preta pintada na fachada, que remete ao dispositivo arquitetônico criado na Grã-Bretanha para ser utilizado em salas de interrogatório. Nestas salas, uma linha denominada «Passivity Line», que dá o título à exposição, divide as paredes em duas cores - sendo a inferior mais escura - o que, subliminarmente, induz os interrogados a permanecerem abaixo dela, mantendo-os passivos e sentados.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España