Descripción de la Exposición
Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta, a partir de 16 de julho, para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição "Passageiro", do fotógrafo alemão Thomas Florschuetz, que mostrará, em sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro, 12 fotografias inéditas, em grande formato, produzidas entre 2008 e 2014. O artista, nascido em Zwickau, Alemanha, em 1957, mora em Berlim, mas passa temporadas no Rio de Janeiro. Recentemente, passou a integrar o time de artistas da galeria. Thomas Florschuetz possui obras em importantes coleções, como MoMA de Nova York; Maison Europeénne de la Photographie, em Paris; Museus de Belas Artes de Boston e de Houston; National Museum of Photography, em Copenhagen; Museum of Contemporary Art, em Oslo; no Staatliche Museen em Berlim, entre muitas outras.
Das exposições recentes, destacam-se a realizada no Vitra Design Museum Gallery e no Museum Wiesbaden, ambos na Alemanha, em 2013; no Goethe Institut, em Paris, no Museum for Fotokunst, na Dinamarca, e no Museum Pfalzgalerie, na Alemanha, em 2011, entre outros. No Brasil, o artista apresentou a exposição individual "Articulações", em 2006, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, e, em 2002, participou da mostra coletiva "Favela Labirinto", no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.
Conhecido pela série "Early Bodyfigures" (1980-1990), na qual fez montagens de imagens de seu corpo, documentando uma espécie de performance em que revela várias partes de si mesmo, Thomas Florschuetz atualmente tem se concentrado em capturar uma experiência fragmentada de espaços arquitetônicos e naturais.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España