Descripción de la Exposición
A filial da galeria Emma Thomas inaugura no dia 14 de outubro, a primeira individual do artista Antonio Lee em Nova York. Reunindo um conjunto de aproximadamente nove telas e texto do curador Mario Gioia, a série 'Pareidolia" desloca-se da colagem e figuração que permeam sua pesquisa anterior, à jogos pictóricos que se desdobram em novas construções espaciais, envolvendo projeções, vontades, pulsões, ressignificações.
Lee segue sua trajetória como artista de ateliê, onde o embate com a materialidade, o tempo, o ritmo, a técnica, o gesto e as potências inerentes à cada material, trazem novas possibilidades e rupturas. Desde sua última série, vêm diluindo, aquarelando e estilhaçando seus elementos de investigação. Sobre a tela, o incomum da mistura dos materiais como a permanência e a densidade do óleo, o negro traço que evoca o grafite do desenho, a maleabilidade da acrílica, por exemplo, contribuindo para que os panoramas fragmentados ganhem uma coerência interna, ressaltando a especificidade de cada um desses 'assuntos' pictóricos.
Antonio Lee, São Paulo, SP, 1981. Artista plástico, estudou na Fundação Armando Alvares Penteado, SP, Brasil. Em 2012 ganhou o prêmio Bolsa FAAP pelos trabalhos apresentados na 44a Anual de Artes do mesmo ano. Participou de diversas mostras individuais e coletivas, em galerias e espaços institucionais. Mistura técnicas da pintura tradicional e contemporânea na construção de imagens que expressam movimento e dinâmica.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España