Descripción de la Exposición
Paraíso da Miragem" é a primeira exposição do duo Silêncio Coletivo – formado por Jaime Lauriano e Igor Vidor. Nela, serão apresentados trabalhos desenvolvidos em conjunto pelos artistas nos últimos dois anos.
A frase que dá título a exposição foi retirada do álbum Paraíso da Miragem, do cantor brasileiro Russo Passapusso. Em uma das músicas presente no disco, ele nos apresenta uma cidade-paraíso na qual o descanso nunca vem, nos permitindo remontar tempos de escravidão, onde o trabalho nunca cessa senão com a falência do corpo. Alicerces de uma estrutura que construiu, e constrói, alguns mitos e ilusões dos diferentes projetos de dominação presentes na produção da História, em especial a do Brasil e de Portugal. Através de sobreposições e justaposições, a exposição Paraíso da Miragem lança novos significados a objetos adquiridos em feiras populares, mercados de pulgas, lojas de souvenir, além de materiais oriundos de arquivos. Este conjunto de trabalhos apresentados pela dupla expõem uma noção de mito como ferramenta sócio-política, que utiliza um leque substancial de informação e narrativas para ficcionalizar a História.
O duo SILÊNCIO COLETIVO foi criado no ano de 2020, após os artistas Jaime Lauriano e Igor Vidor passarem a dividir um estúdio na cidade do Porto, Portugal.
Em seus trabalhos, Jaime Lauriano nos convoca a examinar as estruturas de poder contidas na produção historiográfica brasileira, buscando trazer à superfície traumas históricos relegados ao passado, aos arquivos confinados, em uma proposta de revisão e reelaboração coletiva da História. Já Igor Vidor nos permite refletir em seus trabalhos, como a aproximação de certos objetos e materiais evidenciam um cenário intermitente e de aparentemente insolúvel violência que encontra ecos, e recorrências, na história do Brasil. Os dois se juntam agora para elaboração e mistura de ambas as produções.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España