Descripción de la Exposición
Galeria Foco apresenta ‘Para sempre prestes a terminar’, uma exposição individual da artista Carolina Serrano.
Curadoria de Mattia Tosti.
Para sempre prestes a terminar é a primeira exposição individual de Carolina Serrano na Galeria Foco. Nesta ocasião, a artista apresentará trabalhos recentes que interrogam sobre as várias formas de utilizar o tempo enquanto matéria escultórica, ao explorar as possibilidades teóricas, conceptuais e físicas da cera tingida de negro. Formada em Escultura, e trabalhando ocasionalmente através de outras disciplinas, Carolina Serrano concebe obras que, unidas por uma densa rede de metáforas, carregam o desejo de transcender o tempo cronológico, aparentando uma vulnerabilidade “corpória”, ao mesmo tempo que ecoam a condição mortal dos humanos e o seu desejo de eternidade.
Carolina Serrano (Funchal, 1994) reside e trabalha no concelho de Cascais. A sua prática artística desenvolve-se no campo da escultura e instalação. Fez a Licenciatura e o Mestrado em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, bem como uma Pós-graduação em Curadoria de Arte na NOVA-FCSH. Através do seu trabalho explora, entre outros, a dimensão temporal da escultura, como também a dualidade entre espaço interior e exterior e entre vazio e cheio. Interessa-lhe o “lugar” inacessível e, por isso, desconhecido, bem como a indefinição, a dúvida, da extensão desse “lugar”. Interessa-lhe também a possibilidade material da sombra, e a possibilidade de transubstanciação do objecto escultórico. Nos últimos anos tem vindo a trabalhar quase exclusivamente com parafina tingida de negro, pelas suas possibilidades plásticas, mas, acima de tudo, pelas possibilidades teórico-conceptuais que este material pode originar no campo da imaginação do observador. Algumas das exposições em que participou são a GRÃO Residência artística de Investigação na Antiga Capitania do Museu de Aveiro (2020); a XV Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II , no MU.SA- Museu das Artes de Sintra (2020); Estoutro no Espaço Cultural das Mercês (2019); Cascais é a nossa terra no Forte de Santo António da Barra (2019); 5o Bienal Internacional de Arte de Espinho, no FACE/ Museu de Espinho (2019); I will take the risk, no Tomaz Hipólito Studio, Lisboa (2019); De fio a pavio, de uma ponta à outra , Alcântara, com curadoria e produção de Coletivo Tarimba (2018); Singular Pace na Zet Gallery, Braga (2018); Esta casa já deu luz , Casa Plástica (antigo edifício EDP), no âmbito do Festival A Porta, Leiria (2018), Inside/Outsideno Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras (2015); entre outras.
Mattia Tosti (1993,Roma,Itália) é curador e pesquisador licenciado em Política, Filosofia e Economia, pela Universidade LUISS Guido Carli de Roma. Em 2017, trabalhou como estagiário no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de São Paulo, e em 2018 no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) de Lisboa. Em 2019, curou a exposição “Don’t Believe in Modern Love” de Lucrezia de Fazio na Rua das Gaivotas 6, Lisboa. Atualmente cursa o último semestre no Mestrado em Estudos de Cultura na Universidade Católica Portuguesa e trabalha na Galeria Monitor, Lisboa.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España