Descripción de la Exposición ------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------- Os caminhos apontados pela mostra Panoramas do Sul para a produção artística do Sul global são o foco desta exposição, que percorre cidades do Brasil e de países do eixo geopolítico Sul, como desenvolvimento das experiências realizadas com sucesso no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. Levar essa síntese do Festival a públicos maiores é uma forma de amplificar o alcance não só desse potente conjunto de proposições artísticas, mas também de seu potencial para a formação de públicos para a arte da atualidade. As nove obras reunidas aqui foram premiadas pelo júri do Festival, que avaliou um conjunto de 101 trabalhos, selecionados a partir de mais de mil submissões vindas de todas as regiões do Sul geopolítico do mundo. Como na mostra Panoramas do Sul, realizada no SESC Belenzinho, São Paulo, em 2011, elas compartilham o mesmo espaço expositivo, além de questões que revelam diferentes pontos de contato, abordadas por meio de uma diversidade de operações artísticas. O desejo de mapear afetos e questões do campo da subjetividade é recorrente em obras como Exploring, de Moran Shavit, ou Jan Villa, de Natasha Mendonca; em BRAVO-RADIO-ATLAS-VIRUS-OPERA, Carla Zaccagnini olha para o desejo e a frustração envolvidos na tentativa de representar. A potência poética de imagens captadas com câmeras rudimentares se revela em Em um lugar qualquer - Outeiro, de Dirceu Maués. O cinema, que está no centro da pesquisa de Claudia Joskowicz (Round and Round and Consumed by Fire), ganha tributo de Akram Zaatari em Tomorrow Everything Will Be Alright. Como Gabriel Mascaro em As aventuras de Paulo Bruscky, Zaatari opera revertendo expectativas relacionadas às possibilidades dos mundos virtuais contemporâneos. Na instalação Tapetes, Adriano Costa cria uma provocação formal que questiona o próprio estatuto da arte. Todas as obras, porém, de alguma forma comportam questões fundamentalmente sociais ou políticas - como o apagamento do Massacre da Praça da Paz Celestial da memória dos chineses, tema de Unforgettable Memory, de Liu Wei. Essa diversidade de enfoques e procedimentos compõe um panorama que revela trajetos através dos quais a arte contemporânea do Sul geopolítico se insere na cena mundial - o que se vê é uma produção em vigoroso diálogo com os temas e problemas estéticos e sociais colocados pela contemporaneidade, trabalhos em que dimensões aparentemente opostas -como íntima versus coletiva, histórica versus artística-, são postas criativamente em embate.
VideoBrasil 2013.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España